Lula vai ao Pará e pretende visitar de barco comunidades mais afastadas, afirmam aliados
Áreas são habitadas principalmente por indígenas e quilombolas; previsão é que presidente fique fora de Brasília de 1º a 10 de novembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ir ao Pará neste sábado (1º) e realizar várias agendas no estado ao longo da semana antes do início da Cúpula dos Líderes, que ocorre na próxima quinta (6) e sexta-feira (7), às margens da COP30.
A previsão é que Lula fique fora de Brasília de 1º a 10 de novembro. De acordo com aliados, ele planeja visitar comunidades locais de barco, além dos compromissos formais. São áreas habitadas principalmente por indígenas e quilombolas.
+ Às vésperas da COP30, Sabino cresce na intenção de votos para o Senado no Pará
Sob os olhos do mundo, o Pará irá sediar um dos maiores eventos internacionais, em meio a expectativas de como irão funcionar o sistema de locomoção, hospedagem e segurança do estado.
Tanto o governo federal quanto os políticos locais irão aproveitar o momento de alta visibilidade.
+ Lula e Trump: não é IA, mas pragmatismo
Houve vários pedidos de reuniões bilaterais de presidentes de outros países com Lula. Ainda não foi confirmado pelo Itamaraty quais devem ocorrer.
No sábado (1º), Lula fará vistoria da ala nova do Aeroporto de Belém e também visitar o Terminal Portuário de Outeiro, que está sendo reformado com recurso federais para receber navios transatlânticos.
+ O que o governo e o PT querem de Boulos ministro
Não está descartado que o presidente aproveite a viagem para também ir a Fernando de Noronha (PE), depois do encontro de lideranças globais.








































