Basília Rodrigues
Basília Rodrigues

Coluna da Basília

Basília Rodrigues gosta de apurar e explicar. Jornalista há 18 anos, é especializada na cobertura de Política e Judiciário. Venceu Troféu Mulher Imprensa, +Admirados Jornalistas Brasileiros, Prêmio Especialistas, NaTelinha/UOL e Engenho.

Política

Bolsonaro já escolheu candidato para 2026, diz Ciro Nogueira

Fora da base de Lula, presidente do PP defende que direita escolha nome para disputar presidência até dezembro

Imagem da noticia Bolsonaro já escolheu candidato para 2026, diz Ciro Nogueira
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o senador Ciro Nogueira | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Basília Rodrigues
• Atualizado em
Publicidade

O presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, afirmou, ao SBT News, acreditar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já escolheu o candidato que irá apoiar para presidência em 2026. Ex-ministro do governo bolsonarista, Ciro é um dos políticos que tem feito visitas a Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar.

“Tenho certeza que ele já escolheu. Não sei se é Tarcísio, ele não me disse ainda. Mas tenho certeza que se for Tarcísio, ele vai abraçar essa missão. Espero que isso ocorra até dezembro. Defendo que o prazo máximo seja até dezembro. Facilita ganhar, nos organizar, fazer palanques regionais e o plano de governo. Importante termos pelo menos dez meses [antes das eleições] para fazer isso”, disse.

Aliados de Bolsonaro do PP e do PL afirmam que o ex-presidente fez uma lista com possíveis nomes que pretende apoiar em 2026. Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Junior (PSD) figurariam nesta lista.

Ciro, que foi ministro da Casa Civil do governo anterior, reconhece que Bolsonaro dificilmente vai conseguir reverter a inelegibilidade.

+ Defesa de Bolsonaro pede ao STF redução de pena e revisão de condenação por tentativa de golpe

O senador comentou que o governo melhorou nas pesquisas, mas atribuiu isso a “narrativas” sobre a disputa entre Brasil e Estados Unidos.

“Foi uma narrativa que o presidente Lula colocou para tentar subir nas pesquisas e deu certo. Prejudicou muito nosso país essa visão de que EUA e Israel são nosso adversário. Não podemos colocar a questão ideológica, que o PT destacou, acima dos interesses do governo”, disse.

Dessa vez, Ciro poupou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de críticas.

“Converso sempre com Eduardo. É querido amigo. Temos as nossas divergências, mas espero que ele seja eleito”, afirmou.

+ Líder do PT na Câmara pede à PGR cassação de Eduardo Bolsonaro por faltas

Publicidade

Mais da coluna Coluna da Basília

Publicidade

Publicidade