Mauro Vieira e representantes europeus chegam ao Paraguai para assinatura de acordo UE-Mercosul
Presidente Lula (PT) é o único de chefe de Estado do bloco sul-americano que não participa da cerimônia; ministro das Relações Exteriores representa o Brasil
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e representantes europeus desembarcaram juntos no fim da manhã deste sábado (17) em Assunção, no Paraguai, onde autoridades participam da cerimônia de assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE).
Europeus viajaram à capital de carona no avião do Brasil. No grupo, destaque para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e Maroš Šefčovič, comissário de Comércio da UE.
Vieira representa o Brasil na ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), único chefe de Estado do bloco sul-americano que não participa do encontro.
Mercosul e União Europeia reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 22,4 trilhões, segundo estimativa do Itamaraty. Acordo de livre comércio deve reduzir tarifas, ampliar fluxo de investimentos entre países de ambos os grupos e integrar mercados.
Negociações duraram mais de duas décadas, tempo que Lula descreveu nessa sexta (16), em encontro com a presidente da Comissão Europeia no Rio de Janeiro, como "mais de 25 anos de sofrimento e tentativa".












































































































