Sem presença de Lula, acordo UE-Mercosul é assinado neste sábado (17) no Paraguai
Demais presidentes de países do bloco sul-americano participam de cerimônia em Assunção; ministro Mauro Vieira representa Brasil


SBT News
O histórico acordo comercial entre Mercosul e União Europeia é assinado neste sábado (17), a partir das 12h, em cerimônia com autoridades em Assunção, no Paraguai. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será único chefe de Estado do bloco sul-americano ausente do encontro. Por isso, o ministro das Relações Exteriores (Itamaraty), Mauro Vieira, representa o Brasil.
Assinatura será realizada no Grande Teatro José Asunción Flores do Banco Central paraguaio, mesmo palco do Tratado de Assunção, que em março de 1991 deu pontapé inicial aos trabalhos do Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Mercosul e União Europeia reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 22,4 trilhões, segundo estimativa do Itamaraty. Acordo de livre comércio deve reduzir tarifas, ampliar fluxo de investimentos entre países de ambos os grupos e integrar mercados.
Negociações duraram mais de duas décadas, tempo que Lula descreveu nessa sexta (16), em encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Rio de Janeiro, como "mais de 25 anos de sofrimento e tentativa".
A União Europeia é o segundo principal parceiro do Brasil, só atrás da China. Em 2025, corrente do comércio de bens atingiu US$ 100 bilhões.
Depois de assinado, tratado ainda precisará de aprovação do Parlamento Europeu e dos Congressos nacionais de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai para começar a valer. Na Europa, certos trechos do acordo também podem ter de passar pelo crivo do parlamento de Estados-membros.
O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), previu na quinta (15), em entrevista ao programa "Bom Dia, Ministro", que tratado deve entrar em vigor no segundo semestre.
Devem participar da assinatura neste sábado (17):
- Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira;
- Presidente da Argentina, Javier Milei;
- Presidente da Bolívia, Rodrigo Paz;
- Presidente do Paraguai, Santiago Peña;
- Presidente do Uruguai, Yamandú Orsi;
- Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen;
- Presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Programação prevista pelo Mercosul:
- 11h30: chegada dos chefes de delegação;
- 12h: início da cerimônia e discursos dos chefes de delegação dos países-membros de Mercosul e União Europeia;
- 13h: assinatura de acordo por ministros das Relações Exteriores;
- 13h15: foto oficial do encontro.









