Alcolumbre encaminha recondução de Gonet à CCJ do Senado
Encaminhamento de Alcolumbre dentro do Senado reafirma o alinhamento dele com as pautas de interesse do governo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, acaba de encaminhar para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa o ato do governo federal de recondução de Paulo Gonet a um novo mandato de procurador-geral da República.
A mensagem, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chegou ao Senado no fim de agosto, e aguardava deliberação de Alcolumbre para começar a tramitar.
Ainda que esperado, o encaminhamento de Alcolumbre dentro do Senado reafirma o alinhamento dele com as pautas de interesse do governo.
+ Demora para indicação ao STF amplia expectativa para novo comando da AGU
Com isso, a CCJ agora pode escolher um senador que ficará na relatoria da mensagem presidencial para que a gestão de Gonet tenha continuidade na PGR.
O Senado é responsável por marcar sabatina e validar a indicação do presidente.
Em seu primeiro mandato, Gonet foi o procurador-geral da República responsável por denunciar a tentativa de golpe no país, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão. Foi ele também, que em 2023, na condição de vice-procurador-geral eleitoral, deu parecer favorável à inelegibilidade de Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral.