Governador do Pará afirma ao SBT News que segurança integrada na COP30 está pronta para funcionar
Repercussão dentro e fora do Brasil da violência no Rio de Janeiro elevou as atenções para a segurança pública durante o evento

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou ao SBT News que o modelo integrado de segurança no estado está preparado para a Conferência Climática (COP30), que terá início com a Cúpula dos Líderes na próxima quinta-feira (6).
A repercussão dentro e fora do Brasil da violência no Rio de Janeiro elevou as atenções para a segurança pública durante o evento, que reunirá presidentes e lideranças de diversos países para o debate sobre mudanças climáticas.
+ Lula vai ao Pará e pretende visitar de barco comunidades mais afastadas, afirmam aliados
"Nós estamos dentro do planejado com todas as forças de segurança envolvida. Todas tiveram a oportunidade de fazer as ações planejadas, as simulações, os exercícios que tinham que ser feitos e continuarão a ser feitos até os próximos dias. Tudo muito azeitado e trabalhado de forma conjunta e integrada", afirmou Barbalho à coluna.
O estado solicitou ao governo federal a aplicação da GLO (Garantia da Lei e da Ordem), para garantir a presença de efetivo militar no apoio à segurança da COP30. O dispositivo legal está no centro do impasse entre o Palácio do Planalto e o Rio, já que o governador Cláudio Castro (PL) fez críticas ao governo federal, mas não solicitou uma GLO.
+ Às vésperas da COP30, Sabino cresce na intenção de votos para o Senado no Pará
Aliado do governo Lula, Barbalho adota discurso de alinhamento e descreve também uma série de medidas que o governo local fez para contemplar a segurança no estado. Nesta semana, foram entregues mais de R$ 50 milhões em equipamentos de segurança, como viaturas, coletes, granadas e drones.








































