Marcela Mattos
Marcela Mattos

Coluna da Marcela

Pós-graduada em Relações Governamentais, Marcela Mattos construiu a carreira na cobertura política. Trabalhou na Revista Veja, acompanhando o Congresso Nacional e o poder em Brasília, além de passar pelo g1, TV Globo e Correio Braziliense.

Política

Caso Master faz ala do PL se distanciar de Ibaneis Rocha

Parlamentares do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro admitem que a relação está estremecida e já planejam eleição sem o governador do DF na chapa

Imagem da noticia Caso Master faz ala do PL se distanciar de Ibaneis Rocha
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) | Divulgação/Agência Brasília
Marcela Mattos
• Atualizado em

Em meio ao avanço das investigações sobre a venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB), parlamentares do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, passaram a adotar um afastamento em relação ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

No segundo mandato, Ibaneis planeja sair candidato ao Senado na disputa deste ano e, inicialmente, contava disputar uma das duas cadeiras na chapa do PL.

Nos bastidores, porém, parlamentares do partido admitem que a relação com Ibaneis está "estremecida" e que, a despeito da expectativa do governador, a legenda caminha em outra direção.

O PL lançou a deputada Bia Kicis para o Senado em ato que contou com a participação do senador Flávio Bolsonaro e de Michelle Bolsonaro. A ex-primeira-dama também é cotada a uma cadeira de senadora pelo Distrito Federal, o que pode excluir Ibaneis da chapa. Integrantes do PL, por outro lado, ainda avaliam manter o apoio à vice-governadora Celina Leão (PP), que trabalha para suceder Ibaneis no Palácio do Buriti.

O isolamento de Ibaneis fez crescer, nos últimos dias, as especulações de que ele poderia desistir da candidatura ao Senado — possibilidade que ele nega.

Ao SBT News, Ibaneis chamou de "fake news" qualquer chance de desistência. "Eu sou candidato e serei o mais votado da história do DF. Estou em pré-campanha desde o início do ano passado", afirmou o governador.

Desde que a aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) entrou na mira da Polícia Federal, em 2025, Ibaneis viu alguns de seus aliados se distanciando. Além do PL, o próprio MDB, partido de Ibaneis, não emitiu nenhuma manifestação pública em defesa de seu filiado.

Em depoimento à PF, Daniel Vorcaro, admitiu ter conversado com o governador sobre a venda do Banco Master ao BRB — versão que Ibaneis nega. Em setembro, o negócio foi barrado pelo Banco Central. As investigações apuram uma suposta fraude financeira no valor de R$ 12 bilhões.

Depois das revelações do dono do Master, Ibaneis foi alvo de um pedido de impeachment na Câmara Legislativa e de uma denúncia junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo o afastamento dele do cargo. Ele nega ter cometido qualquer irregularidade.

Mais da coluna Coluna da Marcela

Publicidade

Publicidade