Partidos de esquerda pedem ao STJ investigação e afastamento de Ibaneis por caso Master
PT, Rede, PDT, PCdoB e PV protocolaram denúncia nesta segunda-feira (26) contra o governador do Distrito Federal por relação entre BRB e Master

Victor Schneider
Uma frente formada por PT, PV, PDT, PCdoB e Rede Sustentabilidade protocolou no fim da tarde desta segunda-feira (26) uma denúncia - 'Notícia de Fato' - ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, pedindo a apuração de supostos crimes que teriam sido cometidos pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
O pedido elenca notícias de jornais que apontam atos de improbidade administrativa na negociação entre o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master, de Daniel Vorcaro, com “prejuízos bilionários” aos cofres do DF. O BRB é operado pelo Governo do Distrito Federal.
“O que necessita de mais aprofundada análise, e é exatamente o que se busca com a presente Notícia de Fato, consiste na averiguação se a conduta do Governador Ibaneis, que sempre demonstrou excessivo e injustificado entusiasmo com as negociações com o Banco Master, foi apenas incompetência e “excesso de confiança” – como o próprio admitiu em entrevista – ou prática de atos enquadrados em crimes contra o sistema financeiro e improbidade administrativa”, diz o documento.
Assinam o requerimento os presidentes dos cinco partidos e da Federação Brasil da Esperança (formada por PT, PV e PCdoB), além da senadora Leila Barros (PDT-DF) e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.

Rito
A Notícia de Fato será analisada pelo STJ. Caberá ao tribunal encaminhá-la à PGR (Procuradoria-Geral da República) caso entenda que os indícios apresentados carecem de investigação.
Outras ações contra Ibaneis
A denúncia se soma a outras ações mobilizadas pela oposição contra o governador do Distrito Federal desde que Vorcaro citou Ibaneis diretamente em depoimento à Polícia Federal (PF) na última semana. O banqueiro relatou múltiplos encontros com Ibaneis para tratar da proposta de aquisição do Master pelo BRB. O governador nega e diz que só se encontrou com Vorcaro uma vez e não tratou do assunto.
A iniciativa coordenada vem na esteira de um pedido de impeachment já protocolado na Câmara Legislativa (CLDF) pelo PSB e o Cidadania.
Ibaneis está no segundo mandato como governador do Distrito Federal. A tendência é que o emedebista deixe o cargo até abril para concorrer ao Senado e passe o bastão para a vice-governadora Celina Leão (PP), que será a candidata da situação nas eleições de outubro.
Caso Master
O Banco Master foi liquidado em 18 de novembro por suspeita de operar fraudes no mercado financeiro e entrou na mira da Polícia Federal na operação Compliance Zero.
Desde o episódio, outras 6 instituições financeiras sofreram intervenção do Banco Central por manter relações com o Master. O Fundo Garantidor de Crédito (FGC), mecanismo de segurança operado pelos próprios bancos, se comprometeu a restituir cerca de R$ 6,3 bilhões aos acionistas prejudicados pela liquidação do banco.









