Governador do DF rebate depoimento de Vorcaro à PF
"Nunca tratei com ele sobre questões da operação entre BRB e Master", diz Ibaneis Rocha



Eduardo Gayer
Cézar Feitoza
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), rebateu a declaração apresentada pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro à Polícia Federal de que os dois teriam conversado sobre a compra do Master pelo BRB. A íntegra do depoimento foi revelada pelo SBT News.
Ibaneis afirmou que esteve com Vorcaro por quatro vezes, mas nunca tratou sobre a transação. Antes da descoberta de possíveis fraudes contábeis na instituição, liquidada pelo Banco Central, a compra do Master pelo BRB teve a defesa pública do governador.
"Nunca tratei com Daniel Vorcaro sobre questões da operação entre BRB e Master. Todas as tratativas foram feitas pelo Paulo Henrique Costa [ex-presidente do BRB]", afirmou Ibaneis ao SBT News. "Eu fui convidado para um almoço na casa dele por um amigo em comum. Como não o conhecia, entrei mudo e saí calado", alegou.
O BRB é um banco público controlado pelo Distrito Federal e é investigado por supostamente ter comprado, de maneira deliberada, carteiras de crédito falsas emitidas pelo Master. Paulo Henrique Costa foi afastado do cargo e também prestou depoimento à PF, no inquérito conduzido pelo gabinete do ministro Dias Toffoli, do STF.
No depoimento, Vorcaro disse que encontrou Ibaneis em sua casa e que também foi à residência do governador, em Brasília.
"Eu estive com o governador, sim, algumas vezes, porque ele era um controlador indireto, mas não teve nenhum tipo de questão tratada, nesse caso o BRB, que não fosse técnica. Talvez, no Brasil, se não fosse assim, eu não estava aqui e teria dado certo", disse Vorcaro.
O banqueiro também disse que se encontrou poucas vezes com o governador e negou favorecimento político no caso. "Já foi à minha casa, se não me engano, uma vez. Eu já fui à casa dele, e a gente se encontrou poucas vezes. Conversas institucionais", completou.








