Victoria Abel
Victoria Abel

Coluna da Victoria

Especialista em jornalismo econômico, Victoria Abel cobre política e economia em Brasília. Já integrou redações de peso como Estadão, CBN, Metrópoles, O Globo e Jovem Pan, com foco em grandes reportagens de impacto nacional.

Política

Dirigentes do PT descartam Alckmin na disputa em SP e repetição da chapa com Lula está praticamente certa

Vice-presidente já havia manifestado preferência por permanecer em Brasília na disputa ao Jaburu

Victoria Abel

Integrantes da cúpula do PT afirmaram que as chances do vice-presidente Geraldo Alckmin disputar o governo de São Paulo em 2026 estão praticamente descartadas e que a repetição da chapa Lula-Alckmin está 99% acertada. Apesar da necessidade de um nome forte da esquerda ao Palácio dos Bandeirantes e a resistência de Fernando Haddad aceitar ser pré-candidato, o entendimento do PT é que perder o vice na chapa presidencial seria ainda mais prejudicial.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A composição de Lula com Alckmin é considerada essencial, o vice-presidente dialoga bem com o empresariado, setores produtivo e financeiro, além de suavizar a imagem do petista para o eleitor de centro e mais conservador. Dirigentes do PT afirmam que não é momento de arriscar um novo nome na chapa.

A esperança dos petistas agora é conseguir convencer Haddad a encabeçar a disputa em São Paulo. A expectativa é que Lula consiga convencê-lo até o início do março, quando o ministro deve deixar o cargo na Fazenda. Para auxiliar no convencimento a Haddad, o PT promete liberdade para que Haddad fechar as costuras e articulações nas chapas ao Senado e Câmara.

Com Haddad ao governo de São Paulo, a ideia do PT é destacar a ministra do meio ambiente, Marina Silva, para a disputa ao Senado. Ainda há esperança do partido de convencer Simone Tebet, ministra do Planejamento, a mudar de partido, de estado e disputar o Senado por São Paulo. O nome de Márcio França também figura como um potencial candidato ao Senado, mas dirigentes tem defendido ele como vice na chapa com Haddad.

Mais da coluna Coluna da Victoria

Publicidade

Publicidade