Victoria Abel
Victoria Abel

Coluna da Victoria

Especialista em jornalismo econômico, Victoria Abel cobre política e economia em Brasília. Já integrou redações de peso como Estadão, CBN, Metrópoles, O Globo e Jovem Pan, com foco em grandes reportagens de impacto nacional.

Política

Sem europeus ou G7, diplomatas avaliam Conselho da Paz de Trump com alcance limitado

Integrantes do Itamaraty afirmam que nenhum país com peso geopolítico aceitou o convite do presidente americano

Imagem da noticia Sem europeus ou G7, diplomatas avaliam Conselho da Paz de Trump com alcance limitado
Encontro entre Trump e Lula na Malásia | Ricardo Stuckert
Victoria Abel

Diplomatas brasileiros que avaliam o convite de Donald Trump para que o país faça parte do Conselho de Paz afirmam que tem pesado na análise o fato de nenhum país com força geopolítica ter aceitado fazer parte do grupo. Nenhuma nação da Europa Ocidental ou do G7 sinalizaram positivamente a Trump.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Para os integrantes do Itamaraty, a baixa adesão pode ser um sinal do alcance limitado do Conselho de Paz. Eles ponderam que o grupo pode ser apenas mais um núcleo de poder do presidente norte-americano, com o objetivo de minar ou constranger a Organização das Nações Unidas (ONU).

Apesar disso, auxiliares do presidente Lula ponderam que negar um convite de Trump pode levar a uma nova retaliação por parte do republicano, com aumento de tarifas comerciais, por exemplo.

Já aceitaram o convite de Trump: Argentina, Indonésia, Azerbaijão, Barein, Marrocos, Armênia, Bulgária, Hungria, Georgia, Cazaquistão, Kosovo, Paquistão, Paraguai, Catar, Arabia Saudita, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Uzbequistão e Mongólia.

Mais da coluna Coluna da Victoria

Publicidade

Publicidade