Tarcísio avança em negociação com MDB após Lula acenar à sigla
Governador de São Paulo se reuniu com o presidente do MDB; partido deseja espaço na chapa paulista

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), intensificou negociações políticas com o MDB após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestar a aliados o desejo de ter a sigla na sua coligação.
Nesta segunda-feira (9), Tarcísio recebeu o presidente do MDB, Baleia Rossi, para uma conversa sobre eleições. O secretário estadual da Casa Civil, Roberto Carneiro, que é presidente do Republicanos-SP, também participou.
Em São Paulo, o MDB, aliado ao governador, almeja a vice ou uma das vagas para o Senado na chapa dele. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), é um dos principais entusiastas desse desenho. Mas os postos também estão na mira de PL, PSD e PP.
Se em São Paulo o MDB deve caminhar à direita com Tarcísio, no plano nacional a tendência é pela neutralidade ou por um candidato de centro. Em 2026, o foco da legenda é na montagem de chapas estaduais, cuja maioria tem sido contrária a alianças com o PT. Ainda assim, o interesse é grande nos dois lados da polarização pela capilaridade do partido no país.
De acordo com aliados, Lula só aceitaria “rifar” o vice Geraldo Alckmin (PSB) para abrir espaço a um partido de centro, como o MDB. Mas não há conversas em andamento e a possibilidade de uma aliança formal é vista com ceticismo pelos dois lados.

















































