Eduardo Gayer
Eduardo Gayer

Coluna do Gayer

Jornalista pela PUC-SP e Historiador pela USP, Eduardo Gayer tem experiência na cobertura de política e economia em Brasília. Atuou na Times Brasil/CNBC, Coluna do Estadão e Broadcast.

Economia

"Brasil está preparado para intempéries comerciais", diz Fávaro após tarifa da China

Ministro da Agricultura ressalta abertura de novos mercados para compensar limite imposto por Pequim

Imagem da noticia "Brasil está preparado para intempéries comerciais", diz Fávaro após tarifa da China
Carne | Divulgação/Antônio Cruz/Agência Brasil
Eduardo Gayer
• Atualizado em

Após a China anunciar nesta quarta-feira (31) restrições para a importação de carne bovina, medida que atinge diretamente o Brasil, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o País está preparado para enfrentar "intempéries comerciais".

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Para proteger o agronegócio local, Pequim estabeleceu cotas de importação de carne bovina a todos os países do globo. A do Brasil ficou em 1,106 milhão de toneladas em 2026. O que exceder esse volume pagará uma taxa de 55%. A medida vale a partir desta quinta-feira, 1º de janeiro.

"De modo geral não é algo tão preocupante, porque nós trabalhamos muito para a ampliação dos mercados, neste governo do presidente Lula", declarou o ministro à coluna, apostando que a parte da exportação à China será absorvida por outros mercados.

Fávaro ressaltou que a tarifa não é exclusiva ao Brasil e que o limite de vendas sem taxas é "mais ou menos o que o Brasil está exportando hoje".

De acordo com o ministro, a partir de agora haverá negociações com a China. Uma demanda será a possibilidade de o Brasil assumir cotas de países que não atinjam o limite de exportação. "A relação Brasil-China nunca teve tão boa e assim vai continuar", afirmou.

Mais da coluna Coluna do Gayer

Publicidade

Publicidade