Nathalia Fruet
Nathalia Fruet

Coluna da Nathalia Fruet

Nathalia Fruet é jornalista há mais de 20 anos. Atuou em Brasília na cobertura dos bastidores do poder, cobriu missões internacionais do governo e campanhas presidenciais. Com passagem por BAND, RBS TV (afiliada da TV GLOBO-RS), está no SBT há 6 anos.

Política

Janja desiste de desfilar na Acadêmicos de Niterói

Primeira-dama foi até a Sapucaí, no entanto, não subiu no carro alegórico com imagem de Lula; escola homenageou petista em samba-enredo

Imagem da noticia Janja desiste de desfilar na Acadêmicos de Niterói
Presidente Lula inspira o samba-enredo "Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, da Acadêmicos de Niterói | Reprodução/Acadêmicos de Niterói
Nathalia Fruet
• Atualizado em

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, desistiu de desfilar na escola de samba Acadêmicos de Niterói, na abertura da primeira noite de desfiles na Marquês de Sapucaí, neste domingo (15), no Rio de Janeiro.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A escola apresentou o samba-enredo em homenagem ao presidente Lula, "Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. A desistência se deu em meio a uma série de ações na Justiça por propaganda eleitoral antecipada, o que não é permitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Advogados do Partido dos Trabalhadores (PT) orientaram os filiados a evitarem se expôr alegando que os votos dos ministros do TSE, apesar de não impedirem o desfile, deixaram claro que poderia haver desdobramentos das ações caso fosse comprovado abuso de poder econômico por quem ocupa função pública.

A cantora Fafá de Belém ocupou o lugar deixado por Janja no carro alegórico.

Janja

Em nota, a assessoria de Janja disse que, diante da possibilidade de perseguição, ela decidiu não desfilar para estar ao lado de Lula. Veja íntegra:

"Mesmo com toda segurança jurídica de que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, poderia desfilar, diante da possibilidade de perseguição à escola e ao presidente Lula por receber uma das maiores honrarias que um brasileiro pode ter, que é ser homenageado por uma Escola de Samba, Janja optou por não desfilar para estar ao lado da pessoa que ela mais ama na vida.

Durante a concentração, desceu para apoiar a Acadêmicos de Niterói, essa Escola de Samba que foi extremamente corajosa em enfrentar tudo e todos para levar esse enredo e esse desfile para a avenida, e depois subiu para assistir a homenagem ao lado do presidente Lula. Essa noite foi uma noite de celebração à cultura brasileira, presidente Lula e ao maior espetáculo da terra, que é o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro."

Publicidade

Publicidade