Ministro da AGU rebate Elon Musk e defende regulamentação para redes sociais
Jorge Messias saiu em defesa de regras no Brasil para postagens, após dono do X (antigo Twitter) atacar decisões do STF e criticar Alexandre de Moraes
O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, usou as redes sociais, neste sábado (6), para defender a regulamentação desses canais de comunicação da internet. "É urgente regulamentar as redes sociais."
A postagem foi uma reação a Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter), que atacou as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), no Brasil, do ministro Alexandre de Moraes, que têm determinado a retirada do ar de postagem radicais e mentirosas.
+ Elon Musk questiona "censura" no Brasil em postagem de Alexandre de Moraes
"Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A Paz Social é inegociável", escreveu Messias, em seu perfil do X.
Musk questionou a "censura" no Brasil, ao republicar um texto de três meses atrás do ministro do STF, que tratava de outro tema. "Por quê vocês exigem tanta censura no Brasil?", escreveu Musk em sua repostagem no X.
O post original foi publicado no início de janeiro por Moraes. Parabenizava o ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski pela nomeação para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.
Leia também:
A AGU tem defendido a posição do governo de impor restrições ao uso das redes sociais de internet e tem acionado as principais plataformas para remoção de conteúdos de falsas notícias.
No Congresso, um projeto de lei para o setor passou por debate, sem sucesso. Conhecido como o PL das Fake News, sua votação foi derrubada e o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda alternativas.