Publicidade
Justiça

Gilmar Mendes diz que redes sociais devem ser reguladas com urgência

Segundo ministro do STF, as plataformas também precisam ser "legalmente responsabilizadas" por omissões

Imagem da noticia Gilmar Mendes diz que redes sociais devem ser reguladas com urgência
Ministro do STF, Gilmar Mendes
• Atualizado em
Publicidade

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta 3ª feira (7.mar) que as redes sociais sejam reguladas rapidamente e que as plataformas sejam também "legalmente responsabilizadas" por ações ou omissões, como no caso do último dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes da Repúlbica foram invadidas e depredadas. As convocações para os atos que resultaram nos ataques em Brasília foram feitas por redes sociais. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

 "É urgente a disciplina das redes sociais [...] É fundamental que nós inclusive aproveitemos a janela de oportunidade que o 8 de janeiro nos abriu para discutir com absoluta franqueza a necessidade de mudança na legislação", declarou o ministro durante evento que comemorou o aniversário de 30 anos da Advocacia Geral da União, na manhã desta 3ª feira (07.mar).

Segundo o decano do STF, é necessário responsabilizar mais do que os "zumbis" que participaram dos atos golpistas do dia 8, mas principalmente quem os incentivou a atacar a praça dos Três Poderes.

Na ocasião, o advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que a AGU terá um papel mais proativo no combate à desinformação e aos ataques contra a democracia. "Não seremos omissos", garantiu o ministro. 

Como noticiou o SBT News, após os ataques de 8 de janeiro, Messias criou a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, que deve monitorar notícias falsas e distorções sobre instituições ou políticas públicas e acionar a Justiça sempre que identificar danos ao funcionamento da democracia.

+ Polícia Federal fecha o cerco a extremistas e busca extradição de blogueiro

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade