Política

Extinção do contrato de concessão da Enel em SP é "medida extrema", diz Aneel ao governo

Diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica respondeu a ofício enviado pelo ministro de Minas e Energia

G
Guilherme Resck
22/10/2024, 20:06 • Atualizado em 22/10/2024, 20:06
compartilhar
Na segunda (21), a Aneel emitiu um termo de intimação à Enel por causa da demora no restabelecimento de energia elétrica em imóveis de São Paulo | Divulgação/Aneel

Na segunda (21), a Aneel emitiu um termo de intimação à Enel por causa da demora no restabelecimento de energia elétrica em imóveis de São Paulo | Divulgação/Aneel

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, enviou um ofício ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no qual afirma que a extinção do contrato de concessão de distribuidoras de energia, como a Enel-SP, pelo governo é uma "medida extrema" prevista em lei.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo Feitosa, essa medida, tecnicamente chamada de caducidade, "deve ser aplicada apenas quando a efetividade de outras medidas de fiscalização se mostra insuficiente para a readequação do serviço prestado pela concessionária".

Ainda conforme o diretor-geral da Aneel, é necessária "grande robustez" na instrução de um processo desse tipo, garantindo ampla defesa e contraditório e respeito à legislação e aos regulamentos em vigor, "para que não reste dúvida quanto à necessidade da caducidade da concessão para a readequação do serviço prestado na área de concessão".

O ofício foi enviado na segunda-feira (21), em resposta a um anterior de Silveira a Sandoval, no qual o ministro solicitava a abertura imediata de processo administrativo que vise analisar eventual descumprimento que justifique uma intervenção ou recomendação de caducidade para a concessão da Enel no estado de São Paulo.

Na resposta ainda, Feitosa ressalta que Aneel e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) vêm fiscalizando a Enel-SP de forma sistemática. Nos últimos seis anos, pontua, foram firmados nove planos de resultados para melhoria do desempenho da empresa e aplicadas multas que totalizam mais de R$ 320,80 milhões.

Deste total, explica, R$ 165,81 milhões são relativos ao apagão de novembro de 2023 no território paulista, causado por uma forte tempestade. De acordo com Sandoval, no episódio, o desempenho da distribuidora na recomposição do serviço foi considerado insatisfatório.

"Ainda com relação às providências tomadas pela Aneel desde o referido evento, destaca-se a instauração de processo de fiscalização para averiguar o cumprimento de todas as determinações realizadas pela fiscalização da Aneel em razão do evento de novembro de 2023", pontua o diretor-geral da agência. Segundo ele, nesse processo, já foi emitido termo de notificação à Enel.

Sandoval conclui dizendo que a Aneel reafirma seu "compromisso com a prestação adequada" do serviço de distribuição de energia elétrica nas concessões do Brasil e o uso de sua capacidade de fiscalização de forma técnica, "baseada em sólidas evidências e respeito aos contratos de concessão, sem prejuízo de medidas que o ministério, enquanto Poder Concedente, possa adotar".

Intimação

Na segunda-feira, a Aneel emitiu um termo de intimação à Enel por causa da demora no restabelecimento de energia elétrica em imóveis de São Paulo. Milhares de moradores ficaram sem luz por dias em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado no último dia 11.

A intimação integra relatório de falhas e transgressões, que inicia um processo para avaliação de recomendação de caducidade a ser apreciada pela diretoria da Aneel e, depois, encaminhada ao Ministério de Minas e Energia. Na próxima segunda-feira (28) o processo será distribuído para relatoria de diretor.

O número de moradores sem energia na Grande São Paulo voltou a aumentar nesta semana. Segundo balanço da Enel divulgado na noite de ontem, 15.620 imóveis estão com o fornecimento de luz interrompido, o que representa 0,19% do total de consumidores atendidos pela concessionária no estado (8,29 milhões).

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Uruguai x Espanha: assista ao vivo e de graça no SBT

Uruguai x Espanha: assista ao vivo e de graça no SBT

Imagem da notícia: Quina de São João pode pagar R$ 260 milhões neste domingo

Quina de São João pode pagar R$ 260 milhões neste domingo

Imagem da notícia: Ida de Vorcaro à Papudinha pode ser coação e gerar nulidade

Ida de Vorcaro à Papudinha pode ser coação e gerar nulidade

Imagem da notícia: Flávio Bolsonaro minimiza crise com Michelle: página virada

Flávio Bolsonaro minimiza crise com Michelle: página virada

Imagem da notícia: Uruguai x Espanha: assista ao vivo e de graça no SBT

Uruguai x Espanha: assista ao vivo e de graça no SBT

Imagem da notícia: Quina de São João pode pagar R$ 260 milhões neste domingo

Quina de São João pode pagar R$ 260 milhões neste domingo

Imagem da notícia: Ida de Vorcaro à Papudinha pode ser coação e gerar nulidade

Ida de Vorcaro à Papudinha pode ser coação e gerar nulidade

Imagem da notícia: Flávio Bolsonaro minimiza crise com Michelle: página virada

Flávio Bolsonaro minimiza crise com Michelle: página virada

Últimas notícias

Governo libera FGTS como garantia no consignado CLT

Taxa será limitada a 1,99% ao mês; trabalhador poderá comprometer parte do fundo e verbas rescisórias

Escolhido para vice, França se compara a 'Neymar no banco'

Ao SBT News, o pré-candidato a vice ao governo de SP disse que a decisão seguiu a “regra do jogo” e vê cenário com definição possível já no 1º turno

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula

Relatório enviado ao STF aponta que senador atribuiu crimes ao presidente sem apresentar provas das acusações

EUA bombardeiam Ormuz e acusam Irã de romper cessar-fogo

Ataques tiveram como alvo depósitos de mísseis e drones iranianos, além de estações de radar na costa sul do país

Marina defende chapa com Tebet: uma preta, uma branca

Pré-candidata ao Senado aposta em dobradinha feminina em SP e afirma que candidaturas representam “lógica do encontro” em meio a cenário político dividido

Bolsonaro recebeu agentes após falha em tornozeleira

Polícia Militar do DF informou ao STF que perda de sinal do GPS foi resolvida no local e não comprometeu o monitoramento