Governo

Aneel intima Enel por demora no restabelecimento de energia em SP

Agência reguladora avaliará se recomenda ou não a caducidade do contrato de concessão

C
Camila Stucaluc
22/10/2024, 06:53 • Atualizado em 22/10/2024, 06:53
compartilhar
Apagão em São Paulo | Reprodução

Apagão em São Paulo | Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu, na segunda-feira (21), um termo de intimação à Enel por conta da demora no restabelecimento de energia elétrica em imóveis de São Paulo. Milhares de moradores ficaram sem luz por dias em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado no dia 11 de outubro deste ano.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A intimação integra relatório de falhas e transgressões, que inicia um processo para avaliação de recomendação de caducidade a ser apreciada pela Diretoria da Aneel e, depois, encaminhada ao Ministério de Minas e Energia (MME). Na próxima segunda-feira (28) o processo será distribuído para relatoria de diretor.

No total, a Enel terá 15 dias contados do recebimento do termo de intimação para apresentar sua manifestação. Depois, a Diretoria da Aneel avaliará os elementos trazidos pela distribuidora em sua justificativa, oportunidade em que decidirá se é cabível a recomendação de caducidade da concessão ao MME.

A intimação vem na sequência da aplicação da maior multa administrativa da Aneel em razão do evento climático extremo ocorrido no começo de outubro, no valor de R$ 165 milhões. A agência fez uma série de determinações para que a distribuidora apresentasse melhores resultados em eventos dessa natureza, o que não ocorreu.

15 mil imóveis sem energia

O número de moradores sem energia voltou a aumentar nesta semana. Segundo último balanço da Enel, divulgado na noite de segunda-feira (21), 15.620 imóveis estão com o fornecimento de luz interrompido, o que representa 0,19% do total de consumidores atendidos pela concessionária no estado (8,29 milhões).

A capital paulista lidera o número de imóveis que continuam sem luz, totalizando 8.970 – 0,16% do total de clientes atendidos pela Enel. Em seguida aparecem Osasco, com 1.589, Itapecerica da Serra, com 1.049, e Barueri, com 943.

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Brasil x Escócia: Neymar é relacionado e viaja para Miami

Brasil x Escócia: Neymar é relacionado e viaja para Miami

Imagem da notícia: TSE ordena remoção de publicação que liga Flávio a facções

TSE ordena remoção de publicação que liga Flávio a facções

Imagem da notícia: Caixa adia sorteios desta quarta (24) por jogo do Brasil

Caixa adia sorteios desta quarta (24) por jogo do Brasil

Imagem da notícia: Trump critica decisão do Senado que limita ações no Irã

Trump critica decisão do Senado que limita ações no Irã

Imagem da notícia: Brasil x Escócia: Neymar é relacionado e viaja para Miami

Brasil x Escócia: Neymar é relacionado e viaja para Miami

Imagem da notícia: TSE ordena remoção de publicação que liga Flávio a facções

TSE ordena remoção de publicação que liga Flávio a facções

Imagem da notícia: Caixa adia sorteios desta quarta (24) por jogo do Brasil

Caixa adia sorteios desta quarta (24) por jogo do Brasil

Imagem da notícia: Trump critica decisão do Senado que limita ações no Irã

Trump critica decisão do Senado que limita ações no Irã

Últimas notícias

CNJ regula atividade de crianças e adolescentes na internet

Minuta de resolução proíbe menores de participarem de conteúdos nas redes sociais sem autorização judicial

Brasil x Escócia: palco do jogo já recebeu NFL, tênis e F1

Hard Rock Stadium se transformou em uma das arenas multiuso mais modernas do mundo; conheça o local

Ativistas anti-ICE são condenados a até 100 anos de prisão

Réus foram condenados por acusações ligadas a terrorismo após participarem de um protesto que terminou com um policial baleado

Colômbia x RD Congo na Copa do Mundo; siga em tempo real

Colombianos e congoleses brigam por uma vaga no mata-mata; acompanhe todos os lances no SBT Sports

Mega-Sena: aposta do AM leva prêmio de quase R$ 3 milhões

Vencedor do concurso deste terça-feira (23) é de Manaus; quina teve 102 apostas ganhadoras, que vão receber quase R$ 9 mil cada

Trump compartilha artigo que vê Brasil como 'próximo teste'

Texto publicado no veículo conservador 'Newsmax' aponta suposta onda de realinhamento político na América Latina