Publicidade
Justiça

OAB solicita acesso a inquéritos de Moraes no STF, após denúncia de irregularidades

Ministro teria ordenado, de forma não oficial, relatórios da Justiça Eleitoral para embasar decisões contra bolsonaristas

Imagem da noticia OAB solicita acesso a inquéritos de Moraes no STF, após denúncia de irregularidades
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Publicidade

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirmou, nesta quarta-feira (14), que vai solicitar acesso aos inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

A decisão foi tomada em razão da denúncia de que Moraes teria ordenado, de forma não oficial, a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral contra bolsonaristas, para embasar decisões tomadas por ele no inquérito das fake news e das milícias digitais, do Supremo.

+ Alexandre de Moraes manda prender Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, que estão fora do país

Reportagem publicada pela Folha de S. Paulo, na terça (13), mostrou trocas de mensagens com integrantes do gabinete de Moraes no STF quando o ministro era presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em nota, a OAB afirmou que com o acesso aos inquéritos sob relatoria de Moraes a entidade tem o objetivo de analisar se o ministro e servidores de seu gabinete cometeram irregularidades.

+ Moraes dá 5 dias pra X se manifestar sobre transmissão ao vivo em perfis bloqueados

“É preciso esclarecer, com urgência, se houve ou não a atuação de servidores ou de gabinetes do STF para produzir provas ilegais para sustentar decisões judiciais desfavoráveis a pessoas específicas ou se a atuação se restringiu aos limites do exercício do poder de polícia da Justiça Eleitoral”, diz o comunicado.

Em nota sobre o caso, Moraes disse que todas as investigações conduzidas seguiram as normas legais, sem irregularidades.

+ Moraes se despede do TSE com histórico de endurecimento contra bolsonarismo

"Todos os procedimentos foram oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria Geral da República”, afirma a nota.

Publicidade

Assuntos relacionados

Alexandre de Moraes
STF
TSE
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade