Pesquisa mostra Boulos à frente de Nunes na disputa pela Prefeitura de São Paulo
Levantamento anterior mostrava empate técnico; cenário mudou com entrada de Pablo Marçal e José Luiz Datena, que anunciaram suas pré-candidaturas recentemente
Levantamento feito pelo Instituto AtlasIntel em parceria com a CNN Brasil, divulgado nesta terça-feira (28), mostra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) à frente na disputa pela prefeitura de São Paulo, com 37,2% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o atual prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB), que chegou aos 20,5%. Num eventual segundo turno entre os dois, o cenário mostra um empate técnico entre o psolista, com 43,5% das intenções, o medebista, com 46%.
Em terceiro lugar no levantamento aparece o empresário Pablo Marçal (PRTB), com 10,4% das intenções de voto. Ele teve sua pré-candidatura anunciada na última sexta-feira (24) e está empatado tecnicamente com a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que marca 9,9%.
José Luiz Datena (PSDB), que chegou a ser cogitado como vice de Tabata, anunciou que, desta vez, irá "até o fim" na disputa pela prefeitura de São Paulo. O apresentador aparece empatado com o deputado federal Kim Kataguiri (União), ambos com 7,9% das intenções de voto.
Pontuaram também a economista Marina Helena (Novo) com 3,5%, e Altino Prazeres Jr. (PSTU), 0,5%. Os eleitores que disseram não saber em quem votar somaram 0,9% e os que declararam que iriam votar em branco ou nulo ficaram em 1,4%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral como SP-05357/2024, entrevistou 1.670 moradores da cidade de São Paulo, por meio do Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), mecanismo no qual os participantes são encontrados por navegação de rotina pela internet, a partir de geolocalização de qualquer tipo de dispositivo — smartphones, tablets, laptops ou PCs. As entrevistas foram realizadas entre 22 e 27 de maio.
Pesquisa testou cenário sem Datena e Marçal
A pesquisa testou ainda um cenário sem os recentes anúncios das pré-candidaturas do apresentador e do empresário. Nesse contexto, Nunes avança para 32,2% das intenções de voto, enquanto Boulos mantém 37,2%.
Em comparação com último levantamento realizado pelo instituto, em 24 de abril, a distância entre os dois aumentou, já que estavam com empate técnico — enquanto Boulos aparecia com 35,6%, Nunes estava com 33,7%.
Outras variações foram nas intenções de votos da pré-candidata Tabata Amaral, que foi de 14,7% para 11,1%, Kim Kataguiri, de 9,4% para 9,3% e Marina Helena, de 3,5% para 3,7%.
Altino Prazeres não havia pontuado no levantamento anterior, mas agora soma 1,2% das intenções de voto nesse cenário.
Entre os entrevistados, 2,7% disseram ainda não saber em quem votar. Os que declararam que devem optar por voto em branco ou nulo são 2,3%. Antes, eram 0,9% e 2,2%, respectivamente.