Prefeitura de SP anuncia mudanças após tumulto no pré-carnaval
Gestão municipal amplia saídas e coloca agentes em trios após lotação em blocos na Consolação e Ibirapuera


Leonardo Almeida
A Prefeitura de São Paulo anunciou novas medidas de segurança para o carnaval de rua no próximo final de semana. As mudanças incluem a ampliação de saídas para o público e a presença de agentes da prefeitura em cada trio elétrico.
No último domingo (8), houve superlotação nos megablocos na Rua da Consolação e Parque do Ibirapuera, provocando cenas de tumulto e pessoas passando mal. O Bloco Skol, que trouxe o o DJ escocês Calvin Harris, prometia uma mistura inédita de batida eletrônica com o piseiro de Xand Avião e Zé Vaqueiro, e levou uma massa de pessoas para as ruas superando a capacidade estipulada para o evento, antes mesmo das 12h. O empurra-empurra foi tão intenso que o trio elétrico precisou ser paralisado às pressas durante a apresentação de Felipe Amorim.
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) também instaurou um inquérito preliminar para apurar a superlotação nos blocos. Por outro lado, a administração municipal argumenta que "o plano de contingência foi acionado diante da superlotação, e forças de segurança da GCM e da PM atuaram e controlaram a situação. O bloco seguiu até o centro da cidade e as cinco pessoas que receberam atendimento nos postos da prefeitura foram levadas para hospitais da região". Segundo a nota enviada pela administração do prefeito Ricardo Nunes, todas as pessoas encaminhadas para atendimento já foram liberadas.
Para evitar novos problemas, a prefeitura afirma que os agentes vão acompanhar os desfiles dentro dos trios elétricos e verificar possíveis atrasos, monitorar o público e acionar intervenções imediatas em caso de risco.
Ainda de acordo com o Executivo municipal, haverá aumento no número de saídas e reposicionamento dos postos de saúde, que estarão dentro dos blocos de carnaval, não apenas ao redor, além de equipes de atendimento para agilizar o socorro aos foliões.
O circuito de carnaval do Ibirapuera também sofrerá mudanças no trajeto. A Avenida Pedro Álvares Cabral terá mais duas rotas de saída, uma pelo estacionamento da Assembleia Legislativa e outra pela Rua Abílio Soares. No último domingo (8), durante o bloco da cantora Ivete Sangalo houve empurra-empurra e o trio elétrico ficou parado por 50 minutos como medida de segurança.









