Mundo

Eleição em Portugal: candidato derrotado anti-imigração lidera votação entre brasileiros

André Ventura, do partido Chega, obteve quase 60% dos votos entre essa parcela do eleitorado; no cenário geral, conservador teve apenas 32,88% da preferência

Imagem da noticia Eleição em Portugal: candidato derrotado anti-imigração lidera votação entre brasileiros
André Ventura, candidato derrotado na eleição presidencial de Portugal | Foto: Rodrigo Antunes/Reuters - 08.02.2026
• Atualizado em

O candidato derrotado na eleição presidencial em Portugal, alinhado à direita e anti-imigração, liderou a votação entre brasileiros com dupla cidadania. André Ventura, do partido Chega, obteve quase 60% dos votos entre essa parcela do eleitorado, segundo o site oficial da Comissão Nacional de Eleições (CNE),

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Dos mais de 300 mil inscritos para votar no Brasil, apenas 7.308 compareceram às urnas. Na soma dos dez locais de votação brasileiros, Ventura obteve 4.269 votos (58,73%) contra 3.000 (41,27%) do candidato vitorioso António José Seguro, do Partido Socialista. Também foram registrados seis votos em branco e 33 nulos.

O único local de votação no Brasil onde Seguro venceu foi em Porto Alegre, com 54% dos votos. Na contramão, em Belém, capital do Pará, Ventura obteve 73,89% dos votos, contra 26,11% de Seguro. Em São Paulo, cidade brasileira com o maior número de eleitores, o candidato da direita teve 58,58% dos votos, contra 41,42% de Seguro.

No cenário geral, Seguro garantiu uma vitória esmagadora contra Ventura. Com praticamente 100% (99,39%) das urnas apuradas, o socialista moderado obteve 67,12%, contra 32,88% de seu adversário. Pouco mais de 3% do eleitorado votou em branco, enquanto 1% votou nulo.

Seguro se apresentou como o candidato de uma esquerda "moderna e moderada" que pode mediar ativamente para evitar crises políticas e defender os valores democráticos. Ele recebeu o apoio de conservadores proeminentes após o primeiro turno, em meio a preocupações com o que muitos consideram tendências populistas e autoritárias de Ventura.

"Os vencedores dessa noite são os portugueses e a democracia", afirmou Seguro em seu primeiro discurso como presidente eleito, na noite de domingo (8). "Como democrata, todos que concorreram comigo merecem meu respeito. Como futuro presidente, acrescento que a partir dessa noite deixamos de ser adversários e temos o dever partilhado de trabalhar para um Portugal mais desenvolvido e mais justo."

Assuntos relacionados

Eleições
Portugal
brasileiros

Últimas Notícias