Datena diz que vai "até o fim" na disputa pela prefeitura de São Paulo
Intenção de lançar apresentador a prefeito também foi confirmada por José Aníbal, presidente do diretório do PSDB na capital paulista
O apresentador José Luiz Datena disse ao SBT News que irá "até o fim" em sua candidatura para prefeito de São Paulo pelo PSDB. O ex-senador José Aníbal, que comanda o diretório tucano na capital, também confirmou a intenção de seguir em frente na empreitada.
Aníbal relatou que tem conversado com Datena "quase todos os dias". Segundo o político, desde que o apresentador da TV Bandeirantes foi apresentado a pesquisas internas do partido que revelaram sua força como cabeça de chapa, ele "se animou" com a possibilidade de disputar o cargo em outubro.
Datena afirmou que a decisão final caberá à sigla. Vale lembrar que as candidaturas às eleições municipais deste ano devem ser registradas até 15 de agosto na Justiça Eleitoral.
Missão complexa
A relevância dessa confirmação se deve a dois fatos:
1. As idas e vindas de Datena
O apresentador ensaiou entrar na política outras quatro vezes, mas sempre retrocedeu e seguiu na televisão.
Em 2016, ele teve uma pré-candidatura à prefeitura de São Paulo lançada pelo PP, mas desistiu sob a alegação de que o partido foi implicado em denúncias de corrupção pela Operação Lava Jato. Dois anos depois, não seguiu em frente com a uma candidatura a senador pelo extinto Democratas.
Em 2020, afirmou que seria candidato a vice-prefeito de São Paulo na vitoriosa chapa de Bruno Covas (PSDB), morto em 2021, mas abriu mão a pedido da Bandeirantes. Nas últimas eleições, em 2022, era pré-candidato ao Senado no estado, pelo PSC. Indefinições quanto à composição da chapa estadual minaram a empreitada.
2. A aliança com Tabata Amaral
Em dezembro de 2023, Datena se filiou ao PSB e foi novamente apontado como pré-candidato a vice-prefeito de São Paulo, na chapa da deputada federal Tabata Amaral, de quem se tornou colega de legenda.
Em abril deste ano, trocou a sigla pelo PSDB, o que poderia levar os tucanos ao palanque de Tabata. O movimento de lançar Datena a prefeito, contudo, indica que esses dois grupos devem ser adversários nas urnas.
José Aníbal disse ao SBT News que o principal objetivo do PSDB no pleito é "fortalecer o centro democrático" e admira Tabata, que pertence a este campo, mas a variável da força eleitoral de Datena alterou os movimentos da sigla. Procurada, a assessoria da parlamentar não comentou o assunto.