Datena troca PSB por PSDB; mudança pode facilitar apoio a Tabata na corrida por Prefeitura de SP
Esse é o 11º partido do apresentador, que nunca se candidatou a um cargo político. Ele é cotado para vice na chapa com deputada
O apresentador José Luiz Datena se filiou na manhã desta quinta-feira (4) ao PSDB de São Paulo, menos de quatro meses após ter ingressado no PSB.
A troca de legenda parece sacramentar o apoio do PSDB à candidatura da deputada federal Tabata Amaral (PSB) à Prefeitura da capital paulista. Isso porque Datena é visto como provável vice na chapa da parlamentar, que estava presente no evento.
+ Tabata Amaral deve ter segurança e transporte como principais bandeiras da campanha em 2024
No lançamento de pré-candidatura, em janeiro, Tabata afirmou que fez um convite para que Datena fosse vice na chapa. Na época, o apresentador disse que aguardava a decisão do PSB em convenção e destacou que só seria candidato se houvesse unidade da legenda.
Segundo o apresentador, a troca faz parte de uma "movimentação de coligação partidária". Com a possível aliança entre os partidos, Tabata teria mais tempo de propaganda eleitoral.
Essa é a 11ª filiação partidária de Datena, que nunca se candidatou oficialmente a um cargo político. Desde 1992, ele já fez parte de partidos como PT, PP, União Brasil, PSC, PDT e MDB.
Racha no PSDB
Agora no PSDB, ele terá que lidar justamente com a falta de unidade no diretório paulista do partido. Com rachas internos, a legenda viu a bancada de vereadores na Câmara Municipal de São Paulo se dissipar.
Parte dos filiados do PSDB-SP queria apoiar a candidatura de Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição. Ele era vice de Bruno Covas (PSDB) em 2020 e assumiu a Prefeitura após a morte do Chefe do Executivo, em 2021.
Mas o novo presidente do diretório municipal do PSDB, José Anibal, já afirmou que a legenda não vai apoiar Nunes, por causa da aproximação do atual prefeito com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).