Tabata Amaral lança pré-candidatura à prefeitura de SP ao lado de Datena
Evento de formalização da pré-candidatura foi realizado na laje da casa da família da deputada, no extremo da zona sul paulistana
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) lançou, nesta quinta-feira (25), sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo. O apresentador José Luiz Datena (PSB), cotado para ser vice na chapa, estava presente no evento, realizado na laje da casa de Tabata, na Vila Missionária, extremo da zona sul da capital paulista.
"Essa é a nossa casa e fiz questão de começar aqui, não porque a minha história seja só esse local. A minha história também é as bolsas de estudo que recebi em escolas privadas, em Harvard [EUA], os lugares chiques por onde hoje eu transito em São Paulo. Mas aqui é onde tudo começou. E a gente não pode esquecer nunca de onde a gente começa, de onde a gente vem", disse a pré-candidata, ao lado da mãe.
+ Quais devem ser as principais bandeiras de Tabata Amaral na disputa à Prefeitura de SP
Tabata destacou as áreas da segurança pública, mobilidade urbana e educação como suas prioridades. No dia do aniversário de 470 anos de São Paulo, a deputada lançou um manifesto chamado "Uma só cidade", em que critica a desigualdade na capital paulista. Segundo ela, as vidas dos paulistanos estão divididas por duas cidades diferentes.
“A São Paulo que hoje faz aniversário ainda continua sendo uma cidade dividida, dilacerada pelas diferenças. Uma cidade onde paulistanos vivem vidas separadas, sem pontes verdadeiras para os unir”, diz Tabata em vídeo divulgado em suas redes sociais nesta quinta.
A agora pré-candidata oficial do PSB acredita que a polarização nacional, com o presidente Lula (PT) manifestando apoio a Guilherme Boulos (PSOL) e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), buscando se associar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem pouco espaço na cidade.
“A polarização não resolve nada”, disse. “Quem decide a eleição é o povo e, pra mim, não tem notícia melhor do que essa. As pessoas têm alternativa”, completou Tabata.
A deputada afirmou, em coletiva de imprensa, que fez um convite para que Datena seja vice em sua chapa. O apresentador, que se filiou ao PSB em dezembro de 2023, confirmou a informação, mas disse que aguarda a decisão do partido em convenção, a ser realizada em julho. Ele afirmou que só será candidato se houver unidade da legenda.
O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (PSB) participou do lançamento virtualmente, ao lado da esposa, Lu Alckmin, e declarou apoio à pré-candidatura de Tabata.
"Se São Paulo é a terra da oportunidade, a cidade vai ter a oportunidade de eleger uma grande prefeita. Preparada, com paixão, com amor, com garra e com determinação para melhorar e fazer a nossa cidade avançar ainda mais", disse o vice-presidente, que se filiou ao PSB para concorrer às eleições de 2022 ao lado de Lula.
Estiveram presentes na Vila Missionária, também, o ministro do Empreendedorismo e da Microempresa, Marcio França (PSB), a deputada estadual Andrea Werner (PSB), a líder do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC) Carmen Silva e a cicloativista Renata Falzoni.