Políticos na Copa viram alvos em meio a Congresso parado
Presidente do PL, senador, deputados federais e estadual foram ou prometem ir aos EUA ver in loco jogos da seleção


Políticos na Copa viram alvos em meio a Congresso parado | Fotos: Agência Câmara e Senado
Em meio ao esvaziamento do Congresso Nacional devido às festas juninas, políticos têm sido cobrados nas redes sociais por viagens aos Estados Unidos para assistir a jogos da seleção brasileira de futebol.
Levantamento feito pelo SBT News identificou pelo menos cinco nomes que foram ou prometem ir aos EUA: o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, o senador Romário (PL-RJ), os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e André Fernandes (PL-CE) e o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (Podemos).
Como mostrou o SBT News, Câmara e Senado já vinham funcionando em regime híbrido, com possibilidade de voto à distância em meio à Copa e às festas juninas. Nesta semana de São João, as duas Casas decidiram ampliar a folga e não realizar votações.
No Senado, a paralisação coincide com o engavetamento há um mês da PEC que acaba com a escala 6 por 1. O texto foi aprovado pela Câmara no final de maio, mas ainda aguarda despacho do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para começar a andar na Casa.
A deputada Erika Hilton (PSOL-SP), uma das autoras da proposta na Câmara, usou as redes sociais para criticar o contraste entre a pauta trabalhista parada e a presença de políticos na Copa.
“Para o povo, a escala 6 x 1. Para os políticos, a escala 0 x 7, o avião com influencers, o camarote da Copa do Mundo e as ‘festinhas’ no exterior em dias de semana”, escreveu a deputada em suas redes.
Na mesma postagem, ela disse que o senador Romário, principal nome da seleção no tetracampeonato em 1994, está “fazendo bico de comentarista”.
Romário está nos Estados Unidos como comentarista da Cazé TV. O senador não pediu licença do mandato, ou seja, continua recebendo o salário de R$ 46,4 mil e verbas parlamentares normalmente.
A assessoria dele afirma que a viagem foi comunicada oficialmente à Mesa Diretora do Senado como deslocamento particular, sem custos para a Casa, e que Romário participará remotamente das votações nas sessões semipresenciais.
Nikolas Ferreira assistiu a estreia do Brasil contra o Marrocos no MetLife Stadium, em Nova Jersey, no dia 13, afirmando nas redes que realizava um sonho de criança. Ele postou vídeos ao lado da mulher, Livia Orletti.
Após cobranças nas redes, respondeu atacando o PT e dizendo que a viagem não foi paga com dinheiro público.
“Eu não me chamo Janja, vocês estão me confundindo, aqui não tem dinheiro público não, papai, chora. Vocês [da esquerda] estão com inveja que eu posso vir de boa, andar no meio das pessoas”, disse em vídeo publicado nas redes, em referência à primeira-dama Rosângela da Silva.
Também do PL, André Fernandes assistiu à vitória do Brasil contra o Haiti por 3 a 0, na Filadélfia, na sexta-feira (19). Em publicação nas redes, o deputado classificou a viagem como um “sonho realizado”.
“Não teve sessão ontem e hoje. Não estou gastando 1 centavo de dinheiro público nessa viagem. Gasto meu salário do jeito que eu preferir. Um beijo para as invejosas e… VAI BRASIL!!!”, escreveu.
Nas redes foi defendido e atacado: “Olha aí o defensor da escala 6x1 trabalhando”, escreveu um. “Inveja máxima! Desfrute”, escreveu outro.
Já o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso apareceu por alguns segundos na transmissão oficial da Fifa durante a execução do Hino Nacional de Brasil x Marrocos, também no estádio de Nova Jersey.
Após a repercussão, o presidente da Assembleia Legislativa disse que pegou carona com o filho, de 21 anos, que teria sido convidado para a viagem.
No vídeo em que se manifestou sobre as críticas, disse que a estadia em solo norte-americano seria breve. “Voltando agora para Cuiabá. Amanhã, agenda cheia, vamos trabalhar pelo nosso estado.”
Como mostrou a coluna da analista Basília Rodrigues, do SBT News, Valdemar Costa Neto, também disse que acompanhará in loco o jogo entre Brasil e Escócia, em Miami, nesta quarta-feira (24). Valdemar iria acompanhado do marqueteiro do partido, Duda Lima.
A lista de políticos pode ser maior. De acordo com parlamentares, vários estão viajando ou programando a viagem sem alarde público, para evitar desgaste.























