Publicidade
Política

No Senado, Dino propõe a proibição de acampamentos antidemocráticos em quartéis

Primeiro projeto apresentado por Flávio Dino como senador cita o 8/1; sugestão vem antes de que ele assuma oficialmente uma cadeira no STF

Imagem da noticia No Senado, Dino propõe a proibição de acampamentos antidemocráticos em quartéis
Jeferson Rudy/Agência Senado
Publicidade

O ex-ministro da Justiça e senador Flávio Dino (PSB-MA) protocolou seu primeiro projeto como político eleito ao Senado nesta sexta-feira (2). A proposta sugere a proibição de acampamentos considerados antidemocráticos em quartéis ou áreas militares.

+ De volta ao Senado, Dino apresentará projeto para premiar policiais e bombeiros por atos honrosos

O texto foi protocolado um dia após ele deixar oficialmente a Esplanada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir uma cadeira como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Até a cerimônia de posse, em 22 de fevereiro, ele ficará no Senado. O Ministério da Justiça e Segurança Pública segue agora sob comando de Ricardo Lewandowski.

Na proposta, Dino sugere que acampamentos devem ser instalados a uma distância mínima de 1.320 metros - o equivalente a 1,3 km - de quartéis ou estabelecimentos militares. O senador atribui a mudança aos agrupamentos que ocorreram em frente ao quartel de Brasília antes dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro.

O congressista também justifica que a mudança poderia "evitar que equipamentos públicos sejam usados como pontos de referência para aglomerações que possam culminar em atos atentatórios ao Estado Democrático de Direito".

O senador ainda destaca que aglomerações podem causar perigo em segurança aos próprios militares. Leia a íntegra do texto.

+ Lewandowski diz que combate ao crime organizado deve passar por aliança com estados

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade