Retardador de incêndio deixa ruas cobertas de pó rosa em Los Angeles; veja fotos
Produto químico vem sendo manuseado por equipes terrestres e aéreas para conter propagação das chamas
Camila Stucaluc
Os bombeiros seguem trabalhando intensamente para conter os incêndios que atingem a região de Los Angeles, na Califórnia (EUA), desde a última semana. Além de aviões militares carregados de água e caminhões-pipa, as equipes estão despejando um retardador de chamas, que impede a propagação do fogo.
O uso do produto, chamado de Phos-Chek, está chamando a atenção de moradores, uma vez que vem deixando ruas, casas e vegetações cobertas de pó rosa. Pelas redes sociais, usuários compartilharam imagens do visual atual da região. Veja:
Segundo o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia, o Phos-Chek é utilizado no combate a incêndios desde 1963. O químico, manuseado por equipes terrestres e aéreas, é aplicado preventivamente em áreas vulneráveis a incêndios. Isso porque o produto muda a forma como a celulose se decompõe nas plantas e as torna não inflamáveis.
A cor rosa é proposital, visando ajudar as equipes aéreas a identificarem onde o produto já foi aplicado. Após alguns dias de exposição ao sol, a cor desbota para tons de terra.
+ Veja como ficaram as mansões destruídas pelos incêndios em Los Angeles
Apesar do Phos-Chek ser eficaz para prevenir incêndios, estudos apontam que o químico pode ser prejudicial ao meio ambiente. Por este motivo, o Departamento Florestal é proibido de lançar o produto em áreas ambientais sensíveis, como cursos d'água e habitats de espécies ameaçadas de extinção. O uso é permitido apenas quando em casos “em que a vida humana ou a segurança pública estão ameaçadas".