Política

‘Provavelmente STF vai me impedir de concorrer em 2026’, diz Eduardo Bolsonaro em entrevista exclusiva ao SBT News

Ex-deputado é réu no Supremo pelo crime de coação

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (20), em entrevista exclusiva ao Jornal do SBT News, que deve ser impedido de concorrer nas eleições de 2026 por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele perdeu o mandato na Câmara por decisão da Mesa Diretora nesta semana, por estar nos Estados Unidos desde fevereiro, mas não teve os direitos políticos cassados.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

“Muito provavelmente o STF vai me impedir de concorrer a qualquer cargo ano que vem. Vamos ver como vai ser isso, porque existe um processo totalmente esdrúxulo, que foi uma investigação aberta a pedido do líder do PT [na Câmara, Lindbergh Farias (RJ)]. Olha a situação em que nós estamos: o líder do PT pede para abrir um inquérito contra um deputado do PL e [o ministro do Supremo] Alexandre de Moraes coloca isso adiante. Esse é o processo que me motivou a ficar nos Estados Unidos”, declarou ele, fazendo referência ao processo no qual é réu na Corte pelo crime de coação, por ser suspeito de articular sanções econômicas aplicadas pelo governo Donald Trump ao Brasil.

Eduardo Bolsonaro deixou o Brasil em julho e vive nos EUA desde março, quando pediu licença de 120 dias alegando perseguição política. A perda do mandato nesta semana aconteceu por ausência não justificada em sessões deliberativas. No mesmo dia, a Mesa Diretora também cassou o mandato de Alexandre Ramagem (PL-RJ), que foi condenado pelo STF no inquérito da tentativa de golpe de Estado e também está no país norte-americano, mas foragido.

Ainda na entrevista ao SBT News, o ex-deputado não descartou concorrer às eleições se continuar a ter direitos políticos, mas disse acreditar que será condenado e que isso também deve ocorrer com outros parlamentares de direita, sem especificar nomes ou sob quais alegações jurídicas.

“Se eu for condenado, ainda que pela Primeira Turma, isso me fará incorrer na Lei da Ficha Limpa, impedindo a minha elegibilidade. E isso, inclusive, deve ocorrer com outros deputados de direita”, falou ele.

O SBT News solicitou posicionamento do STF e de Lindbergh Farias sobre as declarações de Eduardo, mas ainda não obteve retorno.

Assista à entrevista na íntegra:

Assuntos relacionados

Eduardo Bolsonaro
STF

Últimas Notícias