Mundo

Líder do Irã deveria 'se preocupar muito', ameaça Trump em meio à escalada de tensões

Declaração veio após o presidente dos EUA ser perguntado se o governo iraniano deveria se preocupar com possíveis ações norte-americanas no país

Imagem da noticia Líder do Irã deveria 'se preocupar muito', ameaça Trump em meio à escalada de tensões
O presidente dos EUA, Donald Trump | Daniel Torok/Official White House Photo
• Atualizado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quarta-feira (4), que o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, deveria estar "muito preocupado" neste momento. A declaração veio após Trump ser perguntado se o Irã deveria se preocupar com possíveis ações dos EUA no país.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover
"Eu diria que ele deveria estar muito preocupado", disse Trump em entrevista ao canal NBC. "Como vocês sabem, eles estão negociando conosco", acrescentou o presidente dos EUA, em referência a conversas entre Trump e Khamenei sobre a próxima reunião entre os líderes dos dois países, que pode ocorrer já na sexta-feira (6).

Os assuntos a serem abordados na reunião não foram totalmente definidos. O Irã quer discutir apenas a questão nuclear, enquanto os EUA querem incluir outros tópicos, como os mísseis balísticos e as atividades dos grupos aliados do Irã na região. O governo iraniano pediu também que as negociações sejam realizadas em Omã, e não na Turquia.

Os dois países estão em clima de tensão desde o final do ano passado, quando uma onda de protestos tomou conta da nação persa. Em meados de janeiro, Trump aplicou sanções econômicas ao Irã por causa da repressão contra a população e afirmou que tomaria "medidas muito fortes" caso o governo iraniano executasse manifestantes.

Na semana passada, Trump voltou a fazer ameaças, dizendo que uma "armada maciça" — uma frota de porta-aviões que ele diz ser maior do que a enviada à Venezuela — estava indo em direção ao Irã. Em meados de janeiro, ele chegou a considerar um ataque em Teerã para conter os protestos, que deixaram ao menos 5 mil mortos.

Últimas Notícias