Mundo

Ataque no norte da Nigéria deixa ao menos 25 mortos após acordo de paz fracassar

Homens armados invadiram aldeia no estado de Katsina durante a noite; moradores relatam que pacto informal não impediu a violência

Imagem da noticia Ataque no norte da Nigéria deixa ao menos 25 mortos após acordo de paz fracassar
Ataque ocorreu 5 meses após um acordo informal entre moradores e grupos armados | Reuters / Reprodução

Pelo menos 25 pessoas foram mortas em um ataque de homens armados a uma aldeia no norte da Nigéria, apesar de um acordo informal de paz firmado para proteger a comunidade, disseram moradores e a polícia local. A ofensiva ocorreu na noite de terça-feira (3), na vila de Doma, no estado de Katsina.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Testemunhas relataram que os invasores chegaram por volta das 23h, indo de casa em casa e também a campos próximos, onde amarraram vítimas antes de atirar. Na quarta-feira, moradores cavavam covas recentes enquanto famílias se reuniam para enterrar os mortos.

“Não conhecemos as pessoas que invadiram nossa casa. Ele implorou, mas disseram que não poupariam ninguém”, contou Ramatu Muhammed, que perdeu o filho no ataque.

Outro morador, Shehu Adamu, afirmou que soldados chegaram depois para recolher os corpos e levá-los à sede do governo local em Tofoki, onde o enterro foi realizado em seguida.

O ataque ocorreu cinco meses após um acordo informal entre moradores e grupos armados, segundo autoridades locais.

Esses pactos em que comunidades oferecem dinheiro ou alimentos em troca de proteção, tornaram-se comuns no noroeste da Nigéria, mas frequentemente falham, deixando populações expostas a represálias.

O que diz o governo nigeriano?

O ministro da Defesa da Nigéria tem alertado governos estaduais contra negociações com grupos armados, argumentando que não há garantias de cumprimento. O estado de Katsina, terra natal do ex-presidente Muhammadu Buhari, enfrenta alta nos ataques nos últimos anos.

Assuntos relacionados

Nigéria
Morte
Armas

Últimas Notícias