Prefeitura de São Paulo suspende rodízio municipal de veículos a partir de segunda-feira (22)
Medida será retomada apenas em 12 de janeiro em razão da redução do fluxo de veículos nos últimos dias de dezembro e no início do ano


Paulo Sabbadin
A Prefeitura de São Paulo suspende, a partir de segunda-feira (22), o rodízio municipal de veículos. A retomada do programa está prevista para o dia 12 de janeiro, também em uma segunda-feira.
Segundo a prefeitura, “a medida ocorre em razão da redução do fluxo de veículos nos últimos dias de dezembro e no início do ano”.
Mesmo com a suspensão do rodízio para veículos leves, permanecem em vigor normalmente o rodízio de placas para veículos pesados, como caminhões, além das demais restrições já existentes. Entre elas estão a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento.
Outra medida adotada pela prefeitura é a suspensão das faixas reversíveis, que costumam ser ativadas para aumentar a fluidez do tráfego em determinadas vias da cidade.
O que é o rodízio municipal de veículos
O programa tem como objetivo melhorar as condições do trânsito por meio da redução do número de veículos em circulação nas vias públicas. O rodízio é aplicado de segunda a sexta-feira, exceto feriados, nos períodos das 7h às 10h e das 17h às 20h, com base no dígito final da placa do veículo e no dia da semana.
Confira o esquema de funcionamento do rodízio municipal:
- Segundas-feiras: dígitos finais 1 e 2;
- Terças-feiras: dígitos finais 3 e 4;
- Quartas-feiras: dígitos finais 5 e 6;
- Quintas-feiras: dígitos finais 7 e 8;
- Sextas-feiras: dígitos finais 9 e 0.









