Prefeito do interior de Minas Gerais proíbe funk em passeios recreativos com crianças
Medida é uma ampliação do decreto que proibiu o estilo musical nas escolas municipais
Camila Stucaluc
O prefeito da cidade de Carmo do Rio Claro (MG), Filipe Carielo, proibiu a reprodução de músicas do estilo funk em passeios recreativos com crianças e adolescentes. No decreto, o político cita a “Carreta Furacão da Alegria”, que desfila pelas ruas do município com luzes coloridas e dançarinos fantasiados de personagens infantis.
+ Justiça de SP proíbe Carreta Furacão de usar imagem de Fofão
A medida é uma ampliação do decreto 5905/25, publicado em 6 de janeiro, o qual proibiu a reprodução de músicas de funk nas escolas municipais. Também ficaram vetadas canções que contenham apologia ao crime, envolvem referências à automutilação, tenham conteúdo pornográfico ou linguajar obsceno ou fazem apologia ao uso de drogas.
Segundo Carielo, a ampliação da norma visa criar um ambiente mais seguro e saudável para crianças e adolescentes em atividades de lazer promovidas por terceiros. "Para que não se acostumem a consumir gêneros musicais que apresentem conteúdos impróprios, decidimos cortar pela raiz. Isso reflete nosso compromisso com o bem-estar e o futuro dos nossos jovens.”, disse o prefeito.
Aqueles que descumprirem a medida terão a suspensão imediata do alvará de funcionamento dos veículos de recreação. Além disso, as empresas receberão uma vedação de obtenção de nova licença pelo período de um ano.