Política

Gleisi ao SBT News: novo ministro da Justiça precisa viabilizar PEC da Segurança e PL antifacção

Nos últimos dias, houve divergências na base aliada de Lula sobre a Proposta de Emenda à Constituição

Imagem da noticia Gleisi ao SBT News: novo ministro da Justiça precisa viabilizar PEC da Segurança e PL antifacção
Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann | Divulgação/Gil Ferreira/SRI-PR
• Atualizado em

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, apontou os dois principais desafios do novo chefe da pasta da Justiça, Wellington César Silva e Lima. De acordo com a petista, o Palácio do Planalto precisa que ele viabilize a PEC da Segurança Pública e garanta a aprovação do projeto de lei antifacção na Câmara sem mudanças em relação ao texto do Senado.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

“Do ponto de vista legislativo, são dois desafios. A PEC da Segurança e o PL antifacção. Ambos dão bases consistentes para que o governo possa atuar firme na área da segurança pública, com funções e responsabilidades definidas”, disse Gleisi ao SBT News.

Até então advogado-geral da Petrobras, Wellington César Silva e Lima foi indicado nesta terça-feira, 13, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Justiça. Ele assume o lugar de Ricardo Lewandowski, que pediu demissão na semana passada.

Nos últimos dias, houve divergências na base aliada de Lula sobre a PEC da Segurança. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que a proposta havia “subido no telhado”. Depois, ao SBT News, o parlamentar modulou o discurso.

Segundo Gleisi, a afirmação de Guimarães não representa a posição do governo sobre a PEC. “Precisamos trabalhar o texto, temos divergências com o relatório e vamos nos dedicar a isso. A segurança é prioridade para o governo do presidente Lula”, declarou a ministra.

Relator da PEC na Câmara, o deputado Mendonça Filho (União-PE) afirmou nesta terça-feira (13), em entrevista ao SBT News, que há votos para aprovar a proposta do jeito que está e rebateu as críticas do Planalto a seu parecer, que foi apresentado em dezembro.

Sobre o PL antifacção, Gleisi destacou que o objetivo do governo é evitar que o relator na Câmara, Guilherme Derrite (PP-SP), mude o texto que passou no Senado. Depois da análise dos senadores, o projeto voltou para avaliação dos deputados. Ex-secretário de Segurança do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Derrite travou uma série de embates com o Planalto no tema.

Últimas Notícias