Política

MP junto ao TCU questiona indicação de Otto Lobo para presidir CVM

Representação pede apuração sobre decisões do indicado envolvendo Banco Master; nome ainda depende de aval do Senado

Imagem da noticia MP junto ao TCU questiona indicação de Otto Lobo para presidir CVM
Otto Lobo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar CVM | YouTube / Reprodução
• Atualizado em

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) entrou nesta segunda-feira (13) com uma representação para questionar a indicação de Otto Lobo à presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo o subprocurador-geral do TCU Lucas Furtado, a representação cita reportagens da imprensa que apontam que Lobo teria tomado decisões relacionadas ao Banco Master, instituição que está em processo de liquidação conduzido pelo Banco Central do Brasil.

A iniciativa do MP pode levar o TCU a abrir uma apuração sobre a indicação. Ao final, o tribunal pode emitir um alerta formal ao Senado, responsável por aprovar ou rejeitar o nome indicado para a presidência da CVM.

Indicação ao cargo

Otto Lobo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar a autarquia. A indicação foi encaminhada ao Senado Federal na semana passada.

Ele foi escolhido para substituir João Pedro Barroso do Nascimento, que deixou o cargo em julho do ano passado. Lobo, diretor mais antigo da CVM à época, chegou a exercer a presidência de forma interina.

Em resposta a pedido de comentário da Reuters, a CVM afirmou que, como a nomeação depende da aprovação do Senado, “não está na esfera de competência desta autarquia comentar o assunto”.

Últimas Notícias