Publicidade
Política

Acompanhado de familiares, Jair Bolsonaro passa Dia dos Pais em prisão domiciliar

Ex-presidente foi presenteado com um bolo; apoiadores fizeram um buzinaço em frente ao condomínio onde está preso, no Distrito Federal

Imagem da noticia Acompanhado de familiares, Jair Bolsonaro passa Dia dos Pais em prisão domiciliar
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil. Foto: Agência Brasil
,
• Atualizado em
Publicidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve receber, neste domingo (10), Dia dos Pais, as visitas de oito familiares. A autorização foi dada na sexta-feira (8) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e as visitas podem acontecer entre 10h e 18h.

Além dos familiares que moram com ele e dos filhos - que já podiam visitá-lo sem a necessidade de decisão judicial - Moraes permitiu que o ex-presidente receba as visitas dos sogros, sobrinhos, noras, de uma das netas e de um cunhado. As visitas, no entanto, não poderão ser registradas ou compartilhadas nas redes sociais.

Jair Bolsonaro permanece em prisão domiciliar desde 4 de agosto, após descumprir medida cautelar imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na investigação sobre a viagem do filho dele, deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para o exterior. O ex-presidente teria financiado a ação de Eduardo nos Estados Unidos (EUA) para pressionar o governo americano a aplicar sanções a ministros do STF, além de tarifas contra produtos exportados do Brasil. O ex-presidente também é réu em processo por tentativa de golpe de Estado.

Na manhã desde domingo, um grupo de apoiadores esteve em frente ao condomínio onde ele mora, no Jardim Botânico (DF), para prestar apoio ao ex-presidente. Com bandeiras do Brasil, eles fizeram um buzinaço.

+ Governo brasileiro rebate novas ofensivas dos Estados Unidos a Moraes

Presente e posts

Também neste domingo, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro comprou um bolo para presentear o ex-mandatário. O item foi encomendado em uma confeitaria que fica em frente à residência de Bolsonaro. Nele, além da frase "Feliz Dia dos Pais", estão sete fotos de Bolsonaro com outros parentes.

Nas imagens aparecem: o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e suas filhas Luiza e Carolina; o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), e sua filha Júlia; o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, e seus filhos Geórgia e Jair Henrique; o vereador Jair Renan Bolsonaro (PL-SC); a filha caçula, Laura Bolsonaro; o sogro, Vicente de Paulo Reinaldo e a própria Michelle Bolsonaro.

Bolo de presente para Bolsonaro no Dia dos Pais | Reprodução Instagram
Bolo de presente para Bolsonaro no Dia dos Pais | Reprodução Instagram

Mais cedo, Flávio Bolsonaro publicou um vídeo nas redes sociais, em que aparece segurando uma pintura dele com o pai. "Pai, esse ano você não vai poder assistir a este vídeo. Você está censurado em um país onde a censura é expressamente vedada na nossa constituição", disse.

Flávio afirmou que Bolsonaro "virou um preso político" e afirmou que vai visitar o pai neste domingo. "Eu achava que não ia nem poder te ver, te dar um abraço no Dia dos Pais, porque até pouquíssimos dias a gente estava proibido até de se ver. Até daqui a pouco, pai, para eu te dar um abraço em nome de milhões de brasileiros", continuou o senador.

Já Carlos Bolsonaro escreveu que "Bolsonaro é hoje o único ex-presidente preso sem condenação e sem sequer responder a acusação de corrupção". Na publicação, ele fez menção ao presidente Lula (PT), ironizou a atual situação do país e disse que "quando se trata de Bolsonaro, a lei tem outra interpretação".

O ministro Alexandre de Moraes já tinha decidido no último dia 6 de agosto que filhos e netos não precisam de autorização prévia para visitar Jair Bolsonaro.

Prisão domiciliar

Na decisão que culminou na prisão do ex-presidente, no início do mês, Alexandre de Moraes afirmou que ele descumpriu medidas cautelares a partir da publicação, nas redes sociais, de falas por telefone durante manifestações realizadas em 3 de agosto. O conteúdo foi postado por apoiadores, incluindo filhos do ex-mandatário.

Pela determinação, Bolsonaro ficou impedido de usar o celular - diretamente ou por meio de terceiros - e teve as visitas restringidas. Dias após o início do cumprimento da prisão, Moraes permitiu as visitas de alguns médicos, políticos e apoiadores.

Na última quinta-feira (7), o ex-presidente recebeu a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele passou cerca de uma hora no local e levou um presente para Bolsonaro. No fim do dia, ainda em Brasília, ele disse a jornalistas que o ex-presidente "está bem e sereno".

Publicidade

Assuntos relacionados

Jair Bolsonaro
Dia dos Pais
STF
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade