Publicidade
Política

Facebook recorre contra bloqueio de contas bolsonaristas no exterior

A suspensão global foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes

Imagem da noticia Facebook recorre contra bloqueio de contas bolsonaristas no exterior
Facebook recorre contra bloqueio de contas bolsonaristas no exterior
• Atualizado em
Publicidade
O Facebook e o Twitter estão recorrendo contra o bloqueio global de contas de apoiadores do Governo Federal. A suspensão foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do inquérito das fake news.

Os perfis bolsonaristas são suspeitos de "propagar boatos, interromper discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional". 

Nesta sexta-feira (31), Moraes estendeu a decisão anterior e ordenou que as redes sociais suspendessem integralmente as contas e bloqueassem o acesso aos perfis através de qualquer endereço IP, sob pena de multa diária de R$ 20 mil. Isso porque o ministro identificou que alguns dos investigados alteraram as configurações de acesso às redes, indicando outro país como origem mesmo não estando fora do Brasil. Com isso, conseguiam postar normalmente.

Um dos investigados no inquérito das fake news é o blogueiro Allan dos Santos. Em live com a deputada federal Bia Kicis, Allan afirmou que não está mais no Brasil. "Se eu estivesse eu estaria com medo de morrer, essa é a verdade, porque estamos lidando com criminosos", afirmou.

A deputada Kicis espera que o plenário do STF modifique a decisão de Moraes. "A decisão do ministro tem que valer dentro do território nacional. As próprias plataformas estão dizendo que pode causar prejuízos terríveis pra eles. Porque há conflito de legislação entre países diferentes".
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade