Publicidade
Mundo

Trump diz que está pronto para segunda fase de sanções contra a Rússia

Declaração ocorre após ataque russo que matou quatro pessoas e incendiou sede do governo ucraniano em Kiev

Imagem da noticia Trump diz que está pronto para segunda fase de sanções contra a Rússia
Foto: reprodução/TASS/AP
,
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na Casa Branca neste domingo (7) que está pronto para iniciar uma segunda fase de sanções à Rússia pelo conflito com a Ucrânia. Perguntado sobre o assunto, ele foi direto: "Sim, estou pronto [para novas sanções]".

O governo Trump vem ameaçando aplicar sanções secundárias, não apenas na Rússia, mas também contra países ou empresas que realizam negócios com Putin. No entanto, ele ainda não detalhou quais medidas ou quando seriam implementadas.

Os comentários de Trump ocorrem no momento em que a Rússia lançou seu maior ataque aéreo da guerra na Ucrânia durante a noite, incendiando o principal prédio do governo no centro de Kiev e matando pelo menos quatro pessoas, incluindo um bebê.

+ Rússia ataca sede do governo ucraniano em maior ofensiva noturna a Kiev

O presidente Volodymyr Zelensky disse que o bombardeio de drones e mísseis também causou danos no norte, sul e leste do país, incluindo as cidades de Zaporizhzhia, Kryvyi Rih e Odesa, bem como nas regiões de Sumy e Chernihiv.

"Tais assassinatos agora, quando a diplomacia real já poderia ter começado há muito tempo, são um crime deliberado e um prolongamento da guerra", escreveu no X (antigo Twitter).

O ataque ressaltou o crescente pessimismo na Ucrânia e entre os aliados de que a guerra possa ser encerrada em breve, com o presidente russo Vladimir Putin resistindo aos apelos por um cessar-fogo e encorajado pelo fortalecimento das relações com a China.

+ Guerra na Ucrânia: Putin diz estar pronto para sediar reunião com Zelensky em Moscou

Os aliados europeus de Kiev prometeram apoiar a Ucrânia política e militarmente, mas ofertas concretas de assistência, incluindo a possibilidade de tropas no local, ainda estão sendo discutidas.

Zelenskiy disse que conversou com o presidente francês Emmanuel Macron, coordenando esforços diplomáticos, próximos passos e contatos com parceiros.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade