Publicidade
Mundo

Suposta fraude nas eleições: Suprema Corte vai julgar imunidade presidencial de Trump em abril

Defesa alega que acusações se referem a atos cometidos enquanto republicano ainda era presidente

Imagem da noticia Suposta fraude nas eleições: Suprema Corte vai julgar imunidade presidencial de Trump em abril
Publicidade

A Suprema Corte dos Estados Unidos irá julgar o pedido de Donald Trump para ter imunidade presidencial no caso em que é acusado de conspirar para alterar o resultado das eleições presidenciais de 2020. Segundo a Corte, o julgamento deve começar na segunda quinzena de abril, enquanto a sentença deve ser divulgada no final de junho.

A sessão vai tratar de um recurso apresentado pela defesa de Trump à decisão de um tribunal de apelações, que rejeitou a imunidade presidencial do republicano. A defesa alega que Trump tem direito à imunidade porque as acusações se referem a atos cometidos enquanto ele ainda era presidente, já que Joe Biden assumiu o poder apenas em 2021.

A acusação, no entanto, argumenta que Trump agia como candidato e não como presidente quando pressionou autoridades para tentar mudar o resultado do pleito.

Trump foi presidente dos Estados Unidos de 2017 a 2020. Ele não aceitou ter sido derrotado por Biden ao tentar a reeleição, alegando que o pleito havia sido fraudado. As acusações chegaram aos eleitores do republicano, que decidiram invadir o Capitólio em 6 de janeiro de 2021, resultando na morte de cinco pessoas.

+ EUA: invasão ao Capitólio completa três anos em meio à nova disputa entre Biden e Trump

No ano passado, o Comitê do Congresso que investigava o caso apontou Trump como o principal incentivador do ato, alegando que o ex-presidente publicou diversas mensagens pedindo para que os apoiadores respondessem às "fraudes eleitorais". O resultado foi concluído após entrevistas com mais de mil testemunhas e análises de documentos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade