Saúde

Vacina de dose única do Butantan contra dengue começa a ser aplicada em 17 de janeiro

SUS vai iniciar vacinação em três cidades; plano é avaliar resultados com imunização de pelo menos 50% de habitantes desses municípios

Imagem da noticia Vacina de dose única do Butantan contra dengue começa a ser aplicada em 17 de janeiro
Vacina Butantan-DV é a primeira no mundo de dose única contra a dengue | Divulgação/Instituto Butantan

A Butantan-DV, vacina de dose única do Instituto Butantan contra dengue, começa a ser aplicada no Sistema Único de Saúde (SUS) em 17 de janeiro nos municípios de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). No dia 18/1, será a vez de Botucatu (SP).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Plano do Ministério da Saúde, segundo anunciado nessa quarta-feira (7), é avaliar resultados com vacinação de pelo menos 50% de habitantes desses três municípios escolhidos, na faixa etária entre 15 e 59 anos. "Para essa estratégia, será utilizada uma parte das primeiras 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan", afirmou a pasta.

Esse primeiro lote de doses, que começou a ser enviado em dezembro ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), também será destinado a profissionais da atenção primária que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com produção 100% nacional, a Butantan-DV é a primeira vacina do mundo em dose única contra dengue.

Ideia do governo é ampliar gradualmente público-alvo da imunização conforme aumento da produção: começar por pessoas de 59 anos e avançar até quem tem 15. Atualmente, SUS oferece uma vacina de duas doses, produzida no Japão, para adolescentes de 10 a 14.

De acordo com estudo divulgado pelo Butantan, imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral no público de 12 a 59 anos e alcançou 91,6% contra casos graves e com sinais de alarme.

A Butantan-DV foi aprovada em novembro passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após análise dos dados de cinco anos de acompanhamento dos 16 mil participantes voluntários do ensaio clínico.

O instituto fechou parceria internacional com a empresa chinesa WuXi Vaccines para alavancar produção do imunizante e ampliar entrega no segundo semestre.

*Com informações da Agência Brasil

Últimas Notícias