Agricultores bloqueiam ruas de Paris em protesto contra acordo UE-Mercosul
Votação de tratado na União Europeia é aguardada para esta sexta-feira (09)


Beto Lima
Agricultores franceses bloquearam estradas e ruas de Paris antes do amanhecer de quinta-feira (8) em protesto contra o acordo comercial que a União Europeia (UE) planeja fechar com o Mercosul, bloco que inclui Brasil e outros países da América do Sul. A manifestação ocorreu um dia antes da votação dos membros da UE sobre o tratado, causando engarrafamentos e atraindo atenção de motoristas e moradores da capital francesa.
Os manifestantes, organizados por sindicatos agrícolas, entraram na cidade com tratores, ultrapassaram barreiras policiais e bloquearam vias importantes perto de pontos turísticos como a Champs-Élysées e o Arco do Triunfo. Eles dizem temer que o acordo permita a entrada de produtos agrícolas mais baratos, o que, segundo eles, pode prejudicar a agricultura local.
O tratado tem o apoio de países como Alemanha e Espanha e pode contar também com a Itália, que na última reunião pediu mais tempo para avaliar se irá aderir. A França mantém posição contrária ao acordo, apesar de iniciativas em andamento para ampliar o apoio entre os países da União Europeia.
Autoridades informaram que a polícia acompanhou as manifestações para garantir a segurança e minimizar impactos maiores no trânsito. Não houve registro oficial de confrontos graves.
*Sob supervisão









