Governo autoriza envio da Força Nacional a Roraima por 90 dias
Medida é adotada em meio à crise na Venezuela, que faz fronteira com o estado no Norte do país

Anita Prado
Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (8), autoriza o emprego da Força Nacional no estado de Roraima pelo prazo de 90 dias. O documento foi assinado pelo ministro Ricardo Lewandowski.
A atuação será nos municípios de Boa Vista e Pacaraima — a capital e a principal fronteira terrestre do Brasil com a Venezuela — em apoio às forças de segurança estaduais.
Segundo o texto, a Força Nacional vai atuar em atividades consideradas imprescindíveis para a preservação da ordem pública e da segurança de pessoas e do patrimônio, em caráter "episódico e planejado". A operação terá apoio logístico do governo de Roraima, responsável por garantir a infraestrutura necessária para o trabalho das equipes.
A decisão ocorre em um contexto de agravamento da crise na Venezuela, que pode ter reflexos diretos na fronteira norte do Brasil, embora a situação seja considerada, até o momento, tranquila pelo governo brasileiro. A medida busca reforçar a atenção à segurança na região, especialmente em Pacaraima, principal porta de entrada terrestre de venezuelanos no país.
De acordo com a portaria, o tamanho do efetivo a ser empregado será definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do ministério.









