Shakira celebra imigrantes e Lady Gaga cita comunidade trans no Grammy
Grupos mencionados pelas artistas vêm sendo alvo de medidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
SBT News
As cantoras Shakira e Lady Gaga aproveitaram os seus discursos de vitória no Grammy 2025, realizado na noite de domingo (2), em Los Angeles, para mencionar os imigrantes e as comunidades trans dos Estados Unidos. Ambos os grupos vêm sendo alvo de medidas do presidente Donald Trump.
A colombiana Shakira citou os imigrantes após subir ao palco para receber o prêmio na categoria "melhor álbum pop latino" pelo disco "Las Mujeres Ya No Lloran". “Quero dedicar este prêmio a todos os meus irmãos e irmãs imigrantes neste país”, disse a artista, que desbancou outros nomes como Anitta ("Funk Generation"), Luis Fonsi ("El Viaje"), Kany García ("García") e Kali Uchis ("Orquídeas").
Na sequência, a cantora afirmou que os imigrantes são "amados" e "valiosos". Ela elogiou a comunidade de imigrantes latinos, dedicando o prêmio a eles.
+ Grammy barra Milton Nascimento em área principal da cerimônia
Desde que tomou posse no dia 20 de janeiro, Trump vem adotando medidas contra a imigração ilegal. Entre as primeiras medidas tomadas está a deportação em massa, inclusive para o Brasil. No primeiro voo com deportados da gestão do republicano, brasileiros relataram agressões por parte de agentes norte-americanos e falta de ar condicionado e de comida no voo que acabou pousando em Manaus. Os brasileiros também chegaram com algemas nos pés e mãos.
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para garantir a segurança e o transporte adequado dos deportados até Belo Horizonte, o destino final.
Em outro episódio, os Estados Unidos e a Colômbia, país onde Shakira nasceu, protagonizaram um impasse após o governo de Gustavo Petro se negar a receber imigrantes ilegais deportados. Em resposta, Trump anunciou uma tarifa de 25% sobre os produtos colombianos.
Petro, por sua vez, rebateu, anunciando que 25% também seriam cobrados sobre os produtos importados dos Estados Unidos. Horas depois, a Colômbia voltou atrás e aceitou receber os imigrantes. Com isso, o governo americano suspendeu as sanções.
Lady Gaga cita comunidade trans
A cantora americana defendeu a comunidade trans, após vencer na categoria "melhor performance pop de duo ou grupo" por "Die With a Smile". A canção é um dueto com Bruno Mars. Na categoria, também concorriam Gracie Abrams e Taylor Swift (“Us”); Beyoncé e Post Malone (“Levii’s Jeans”); Charli XCX & Billie Eilish ("Guess"); Ariana Grande e Brandy & Monica (“The Boy Is Mine”).
“Pessoas trans não são invisíveis. Pessoas trans merecem amor. A comunidade queer merece ser elevada. Música é amor", afirmou Lady Gaga.
Trump também vem tomando medidas que limitam os direitos desse grupo. Em janeiro, o republicano proibiu banheiros neutros e a presença de mulheres trans em presídios femininos. Em outra norma assinada, restringiu a transição de gênero para menores de 19 anos.