Economia

Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em 2025 e batem recorde histórico

Volume de cargas cresceu 6,1% em relação ao ano anterior; Antaq projeta nova tendência de alta para 2026 impulsionada por investimentos regionais.

Imagem da noticia Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em 2025 e batem recorde histórico
O navio de bandeira panamenha Ever Given transporta mais de 18 mil containers e encalhou há quase uma semana devido ao mau tempo | Reprodução/Vesselfinder

Em 2025, os portos nacionais movimentaram 1,4 bilhão de toneladas em produtos. O volume representa um crescimento de 6,1% em relação ao ano anterior, um recorde histórico, segundo dados do Desempenho Aquaviário 2025, apresentado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Os dados também indicam uma nova tendência de alta para 2026.

“Hoje é dia de celebrar mais um recorde, que não é apenas um momento pontual, mas o reflexo de uma trajetória de crescimento consistente e da maturidade institucional do País”, afirmou o diretor-geral da Antaq, Frederico Dias.

Apenas durante o mês de dezembro de 2025, o volume transportado avançou 14% em comparação ao anterior, totalizando 119 milhões de toneladas apenas em 30 dias. Nos últimos 15 anos, a movimentação de carga no Brasil cresceu 67%, segundo a agência.

O avanço no transporte aquaviário no Brasil tem relação direta com os recentes investimentos nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O Ministério de Portos e Aeroportos realizou oito leilões portuários em 2025, que somam R$ 10,3 bilhões em investimentos em 2025, em projetos que ampliam a capacidade e modernizaram os terminais, além de obras estruturais.

Assuntos relacionados

Navio
Portos

Últimas Notícias