Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em 2025 e batem recorde histórico
Volume de cargas cresceu 6,1% em relação ao ano anterior; Antaq projeta nova tendência de alta para 2026 impulsionada por investimentos regionais.


Leonardo Almeida
Em 2025, os portos nacionais movimentaram 1,4 bilhão de toneladas em produtos. O volume representa um crescimento de 6,1% em relação ao ano anterior, um recorde histórico, segundo dados do Desempenho Aquaviário 2025, apresentado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Os dados também indicam uma nova tendência de alta para 2026.
“Hoje é dia de celebrar mais um recorde, que não é apenas um momento pontual, mas o reflexo de uma trajetória de crescimento consistente e da maturidade institucional do País”, afirmou o diretor-geral da Antaq, Frederico Dias.
Apenas durante o mês de dezembro de 2025, o volume transportado avançou 14% em comparação ao anterior, totalizando 119 milhões de toneladas apenas em 30 dias. Nos últimos 15 anos, a movimentação de carga no Brasil cresceu 67%, segundo a agência.
O avanço no transporte aquaviário no Brasil tem relação direta com os recentes investimentos nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O Ministério de Portos e Aeroportos realizou oito leilões portuários em 2025, que somam R$ 10,3 bilhões em investimentos em 2025, em projetos que ampliam a capacidade e modernizaram os terminais, além de obras estruturais.









