Publicidade
Mundo

Quem era Charlie Kirk, influenciador trumpista morto durante evento em universidade dos EUA

Ativista da extrema direita e empreendedor foi baleado no pescoço e passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos; um suspeito foi preso, informou o FBI

Imagem da noticia Quem era Charlie Kirk, influenciador trumpista morto durante evento em universidade dos EUA
Charlie Kirk
• Atualizado em
Publicidade

Charlie Kirk, morto aos 31 anos, nesta quarta-feira (10), após ser baleado no pescoço durante evento em uma universidade no estado americano de Utah, era um influenciador de extrema direita, com mais de 14 milhões de seguidores combinados em suas redes.

Ele foi considerado peça fundamental na mobilização de jovens na segunda eleição do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, apoiando falsas alegações de que o Trump perdera a eleição de 2020 devido a fraude eleitoral.

+Trump lamenta morte do ativista Charlie Kirk: "Nós amamos você!"

Kirk era também ativista e empreendedor. Aos 18 anos, ele fundou a Turning Point USA, organização dedicada a promover causas conservadoras em campi universitários e entre jovens eleitores, presente em cerca de 3.500 instituições de ensino em todos os 50 estados do país.

Mais recentemente, em 2019, Kirk formou também o Turning Point Action (TPA), grupo sem fins lucrativos que apoia candidatos conservadores a cargos públicos. O TPA frequentemente realiza grandes comícios com oradores conservadores, incluindo Trump.

Kirk é considerado um rosto do movimento "Make America Great Again" ("Torne a América Grande Novamente"). Ele tem até um livro publicado sobre o assunto, o "The MAGA Doctrine" ("A Doutrina MAGA").

Apresentador

Também apresentador, Kirk tinha o próprio programa de rádio, o The Charlie Kirk Show. O programa é transmitido em cerca de 150 estações de rádio dos Estados Unidos e também é ouvido como podcast nas plataformas de áudio, reunindo, ao todo, cerca de 500.000 ouvintes mensais.

Em 2018, Kirk entrou na lista "Forbes Under 30", da revista Forbes, que seleciona anualmente 30 personalidades com menos de 30 anos que se destacam em suas áreas. À época com 25 anos, Charlie Kirk foi escolhido na categoria Lei e Política Públicas.

Charlie era casado e tinha dois filhos, um menino e uma menina. Desde o início do mês, sua esposa, Erika Kirk, vinha fazendo uma contagem regressiva para um anúncio relacionado à família, que estava planejado para acontecer no dia 16 deste mês.

Kirk foi socorrido após o ataque, mas não resistiu aos ferimentos. Ele foi levado ao hospital e passou por cirurgia. Sua morte foi anunciada por Trump em publicação em sua rede social Truth Social. O diretor do FBI, Kash Patel, informou que um suspeito pelo crime foi preso.

Publicidade

Assuntos relacionados

Trump
Atentado
Violência
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade