"Não debato tão bem quanto costumava", admite Joe Biden
Apesar do desempenho ruim no primeiro debate contra Trump, presidente americano afirmou que sabe "como fazer este trabalho"
O presidente americano Joe Biden falou nesta sexta-feira (28), durante um comício em Raleigh, na Carolina do Norte, sobre seu desempenho no primeiro debate das eleições, contra o ex-presidente Donald Trump.
A performance do democrata de 81 anos, que hesitou e divagou em alguns momentos do debate, gerou preocupações em seus colegas de partido, que temem sobre a capacidade dele de liderar os Estados Unidos por mais quatro anos.
Biden reconheceu as críticas dizendo: "eu não debato tão bem quanto costumava". Mas acrescentou: "eu sei como fazer este trabalho. Eu sei como fazer as coisas acontecerem".
O presidente americano também criticou Trump por suas "mentiras" e sua campanha voltada para "vingança e retaliação".
"A escolha nesta eleição é simples", disse Biden. "Donald Trump destruirá nossa democracia. Eu a defenderei", completou.
Mesmo antes do debate, a idade de Biden já era um problema com os eleitores, e o confronto de quinta-feira à noite pareceu reforçar as preocupações profundas do público.
Repercussão entre aliados
Privadamente, a campanha de Biden passou as horas anteriores tentando conter as preocupações e manter doadores e representantes a bordo. Legisladores democratas reconheceram a má performance no debatemas tentaram parar as conversas sobre substituí-lo como o candidato principal e, em vez disso, tentaram mudar o foco para os ataques e falsidades de Trump.
"Bem, o presidente não teve uma boa noite, mas nem Donald Trump com mentira após mentira e sua visão sombria para a América", disse o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, à Associated Press. "Não podemos mandar Donald Trump de volta para a Casa Branca. Ele é uma ameaça existencial para nossa nação", completou.
O ex-presidente Barack Obama apoiou seu ex-vice-presidente, postando no X que "noites ruins de debate acontecem".
Aludindo à sua própria má performance no primeiro debate de sua campanha de reeleição em 2012, Obama continuou: "confie em mim, eu sei. Mas esta eleição ainda é uma escolha entre alguém que lutou pelas pessoas comuns a vida inteira e alguém que só se importa consigo mesmo".
Em entrevista à CNN após o debate, a vice-presidente Kamala Harris admitiu que "foi um começo lento. Isso é óbvio para todos".
No comício desta sexta, Kamala Harris tentou tranquilizar os apoiadores dizendo que "esta corrida não será decidida por uma noite em junho".
"Esta corrida será decidida por vocês. Por nós. Quem estará na Casa Branca no próximo ano será determinado pelo que nós juntos faremos nos próximos 130 dias", continuou.
*com informações da Associated Press