Biden x Trump: democrata e republicano divergem sobre direito ao aborto
Decisões da Suprema Corte dos Estados Unidos foram tema no primeiro debate da eleição presidencial dos Estados Unidos
O ex-presidente Donald Trump disse ser a favor da decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos para manter a distribuição de pílulas abortivas para as mulheres do país. É a primeira vez que o republicano fala abertamente sobre sua posição a respeito da posição da Corte.
Segundo Trump, todos – incluindo democratas – eram favoráveis a transferir para os estados a decisão sobre os direitos abortivos. “Nomeei três grandes nomes para a Suprema Corte e eles fizeram o que todo mundo queria, para que os estados pudessem legislar sobre o aborto”, disse.
O republicano disse que, “em seu coração”, apoia a interrupção da gravidez em casos de estupro e incesto. Trump conseguiu incluir uma menção à imigração ilegal mesmo no tema dos direitos reprodutivos, fala que tem pessoas entrando pela fronteira para estuprar e matar mulheres.
O presidente Joe Biden discordou de Trump e disse que vai trabalhar para o restabelecimento de Roe vs Wade, a lei que vigorou nos Estados Unidos por 51 anos. Segundo Biden, é “ridículo” pensar que os parlamentares devem decidir sobre a saúde das mulheres. “Isso deve ser uma decisão médica”, disse o democrata.
Trump ainda acusou os democratas de defender a interrupção avançada do aborto, até depois do parto. Biden negou a declaração de Trump, apontando que ela era mentirosa.