Mark Carney, do Partido Liberal, vence eleição no Canadá
Primeiro-ministro comemorou e criticou Donald Trump em discurso de vitória

Giovanna Tuneli
Mark Carney, do Partido Liberal, venceu a eleição para primeiro-ministro no Canadá com 43% dos votos, nesta segunda-feira (28). Ele continuará à frente do país após derrotar Pierre Poilievre, candidato da oposição que tinha apoio de Donald Trump. No discurso de vitória, feito na madrugada desta terça-feira (29), Carney agradeceu aos eleitores e fez duras críticas ao atual presidente dos Estados Unidos.
Com a eleição de Mark Carney, que assumiu a liderança após a renúncia de Justin Trudeau em janeiro, este é o quarto mandato consecutivo do Partido Liberal no Canadá. A disputa neste ano foi marcada por ameaças do presidente Donald Trump, ao país vizinho e, especificamente, ao atual primeiro-ministro.
+ Saiba quem é Mark Carney, o próximo primeiro-ministro do Canadá
Em seu discurso de vitória, Carney falou sobre as provocações de Trump. “Como venho alertando há meses, os Estados Unidos querem nossa terra, nossos recursos, nossa água, nosso país. Mas essas não são ameaças vazias. O presidente Trump está tentando nos destruir para que os Estados Unidos possam nos dominar”, disse o eleito, que ainda afirmou que isso "jamais acontecerá".
“Superamos o choque da traição americana, mas nunca devemos esquecer as lições. Temos que cuidar de nós mesmos. E, acima de tudo, temos que cuidar uns dos outros”, continuou Carney sobre o relacionamento do Canadá com os EUA.
O primeiro-ministro reforçou o sentimento de nacionalismo durante o pronunciamento: "Vamos pôr fim à divisão e à raiva do passado. Somos todos canadenses e meu governo trabalhará por e com todos". Ele também disse que está animado para trabalhar com os outros partidos, já que os liberais não conquistaram os 172 distritos eleitorais necessários para formar maioria na Câmara, que possui 343 cadeiras.
O candidato conservador, Pierre Poilievre, ficou próximo dos 42% dos votos, segundo estimativas preliminares da Elections Canada. "É com profunda gratidão que estou diante de vocês hoje no momento desta eleição histórica", disse Poilievre ao reconhecer a derrota. Ele ainda lamentou que a "mudança é necessária, mas difícil de conseguir".
+ Brasileira está entre vítimas de atropelamento em festival no Canadá
Donald Trump, após a eleição de Carney, sugeriu, em sua rede social, que o Canadá seria melhor como o 51º estado norte-americano. A postagem reafirma que o atual primeiro-ministro enfrentará dificuldades para realizar negociações de um novo acordo econômico e de segurança com os EUA, que está entre as prioridades da proposta eleitoral.