Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, renuncia
Ele ficará no poder até que o Partido Liberal, do qual ele também renunciou ao cargo de líder, encontre algum substituto
SBT News
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira (6). Quase uma década no poder, Trudeau também deixou a liderança do Partido Liberal.
Em pronunciamento, ele afirmou que é um lutador, mas seus esforços para governar não deram resultado. "Sou um lutador... A verdade é que, apesar dos maiores esforços para resolver a situação, o Parlamento está paralisado há meses." "Se eu tiver que lutar batalhas internas, não posso ser a melhor opção para essa eleição que está por vir.", disse.
Trudeau permanecerá como primeiro-ministro até que um novo líder do Partido Liberal seja escolhido. Um funcionário familiarizado com o assunto afirmou à agência Associated Press que o Parlamento será suspenso até 24 de março. As sessões parlamentares estavam previstas para retornar no dia 27 de janeiro no país.
O cronograma, segundo o funcionário, permitirá a realização da corrida pela liderança do Partido Liberal.
Trudeau foi inicialmente elogiado por devolver ao país sua orientação liberal quando foi eleito em 2015, mas tornou-se amplamente impopular nos últimos anos devido a uma série de questões, incluindo o aumento vertiginoso dos custos de alimentos e moradia.
A crise política ocorre em um momento delicado para o Canadá. Nas últimas semanas, Donald Trump, presidente eleito dos EUA, ameaçou impor tarifas de 25% sobre todos os produtos canadenses caso o Canadá não contenha o que ele chama de fluxo de migrantes e drogas para o país.