Polícia

Polícia Federal faz operação sobre crimes cometidos contra mulheres na internet

Mandados de prisão e busca foram cumpridos em cinco estados; segundo investigação, mulheres eram sedadas antes do crime

Imagem da noticia Polícia Federal faz operação sobre crimes cometidos contra mulheres na internet
Investigação Polícia Federal | Divulgação PF

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (11) a Operação Somnus, para investigar crimes sexuais cometidos contra mulheres na internet. As investigações envolvem casos em que vítimas eram dopadas antes de serem filmadas.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Três pessoas tiveram prisão temporária decretada e sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em São Paulo, Ceará, Pará, Santa Catarina e Bahia. Durante a ação, foram apreendidos celulares, computadores e outros equipamentos que podem ajudar a esclarecer os crimes.

Segundo a PF, a investigação começou em 2025, com apoio de informações da Europol e de mais de 20 países. O material indicou a atuação de grupos que compartilhavam e trocavam vídeos de abuso sexual, com participação de pelo menos sete brasileiros.

Mensagens analisadas mostram que os suspeitos discutiam o uso de medicamentos sedativos e que conheciam os efeitos e as marcas do que usavam para dopar as vítimas antes dos crimes.

Os casos podem ser enquadrados nos crimes de estupro de vulnerável e divulgação de cenas de estupro. A investigação também aponta indícios de misoginia, ou seja, crime de ódio e objetificação das mulheres, o que torna o caso ainda mais grave.

A polícia continua analisando o material apreendido e deve definir se novas medidas serão tomadas nos próximos dias.

Últimas Notícias